Santarém comemora o Dia do Professor com resultados positivos no Ideb

Dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data que homenageia os profissionais que escrevem a história do futuro. A Prefeitura de Santarém e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) parabenizam os seus docentes e agradecem por todo o serviço e dedicação prestados à comunidade santarena.

“Quero agradecer a cada um pelo trabalho e dedicação realizado em nossas escolas. Pelo avanço que só tem elevado a educação de Santarém, comprovado com os bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Foram superadas praticamente todas as metas, o que nos mostra que é possível melhorar o ensino, mas é claro, sem essa força, essa garra e compromisso de cada um dos professores da rede municipal não estaríamos aqui compartilhando nossas vitórias”, destacou o prefeito Nélio Aguiar em reconhecimento a importância do profissional da educação como fundamental para formação das gerações futuras.

Para a secretária de educação Mara Belo, na data devem ser comemoradas as conquistas dos professores de Santarém. Segundo ela, as vitórias foram resultado de décadas de lutas que ganharam forças, sobretudo, a partir da organização sindical (luta coletiva, organizada e participativa). Essas conquistas trouxeram para Santarém o Fundo de Financiamento da Educação (Fundef/Fundeb); maior oferta de ensino; melhoria da infraestrutura das escolas; formação docente; planos de carreiras; piso salarial nacional; instituição de uma cultura de educação comprometida com o sucesso dos alunos; salários atualizados, entre outros benefícios.

No entanto, a realidade atual aponta a necessidade de avanços que exigem mais investimentos financeiros e políticas públicas voltadas a melhoria da qualidade da educação das maiorias, ampliação do processo de formação continuada e melhoria das condições de trabalho. Para tal, Mara lembra que o professor exerce a profissão que forma as demais, por isso exige preparo, conhecimento, pesquisa, amor e dedicação. “Ser professor é reconhecer o contexto de cada aluno, suas necessidades e seu repertório de vida. É manter-se apaixonado pelo seu trabalho e por sua contribuição a formação das pessoas e deixar bem claro o seu papel enquanto agente político”, esclareceu.

Para atingir seus prementes objetivos, a secretaria de educação e as escolas unem esforços, trabalhando em um único foco que visa à aprendizagem dos alunos, apoiados na cultura da educação comprometida de manter a permanência do aluno na escola e de forma a refletir no seu sucesso de vida.

Belo disse também que os resultados do desempenho das escolas municipais no Ideb confirmam a qualidade do ensino e da educação em Santarém, que entre outros recursos pedagógicos, realizam-se programas e projetos voltados a correção da distorção idade/série e a melhoria do desempenho dos alunos, com investimentos constantes na rede, cujos resultados comprovam que a educação de Santarém está evoluindo a cada dia.

Para finalizar, enquanto secretária de educação de Santarém Mara Belo disse que o Dia do Professor é um convite a homenagens e a reflexões sobre a importância do papel desse grande profissional, de suas atitudes e atuação. Além de potencializar o desejo de continuar firme na missão de educar com dedicação, comprometimento e amor. “Ser professor é edificar o próprio exemplo, é buscar sempre o aperfeiçoamento para melhor contribuir com a formação de cidadãos livres e com a própria sociedade”, concluiu.

Quem também reforça o papel da profissão é o assessor educacional da Semed, professor Marcos Gentil ao afirmar que os professores de Santarém podem comemorar as conquistas historicamente consolidadas, os resultados positivos que progressivamente são alcançados e o mais importante, a influência que exercem sobre gerações. “O sentido de ser professor é recuperar a legitimidade de nosso papel e a consolidação de nossa identidade profissional. Profissional habilitado para conduzir os processos formativos e garantir o direito de aprender de nossos alunos”.

Gentil também destacou que a situação atual do município de Santarém é desafiadora e ao mesmo tempo gratificante, pois conta-se com um quadro de professores habilitados, que reconhecem a importância da formação continuada para a melhoria da prática pedagógica. Os resultados de qualidade alcançados comprovam o compromisso de todos. “Nossa mensagem é de reconhecimento e gratidão pela dedicação com a profissão e dizer que é preciso ter coragem para, todos os dias, escolher continuar mudando o mundo por meio da educação”, finalizou.

EDUCAÇÃO NA REGIÃO URBANA

A diretora de ensino e assessora de educação urbana da Semed, professora Marilza Serique disse que a rede municipal de ensino de Santarém tem muito o que comemorar no Dia do Professor. Segundo ela, as conquistas históricas devem ser lembradas como avanços no processo educativo, assim como os bons resultados alcançados no Ideb, referente ao ano de 2017, divulgados neste ano de 2018. “Esses resultados não são simples números. Representam o aprendizado de nossas crianças e nós estamos comprovando isso com a elevação do Ideb do município de Santarém”, registrou.

Junto ao Ideb também é possível constatar os dados sobre o fluxo escolar, em especial, sobre as crianças com defasagem da idade/série. Segundo Marilza, esses alunos estão tendo assistência, um bom acompanhamento por meio de uma metodologia diferenciada e com isso, 108 crianças vão dar um salto significativo, ou seja, vão sair do 4º para o 6º ano. “Isso é muito importante. Vão dar esse salto sabendo ler, escrever e interpretar de acordo com o nível de suas séries. Então isso é muito significativo e deve ser comemorado, especialmente pelos professores”, ressaltou.

A assessora disse ainda que os índices conquistados pela educação municipal de Santarém no Ideb também são resultado de uma trajetória que passa pelo trabalho dos gestores das escolas, dos técnicos e dos professores da Semed, das secretarias de educação e pelos gestores municipais. A trajetória crescente vem desde 2001, quando foi iniciado um trabalho de melhoria da gestão escolar e as respostas positivas devem-se a responsabilidade de todos os servidores, que integram a rede municipal de ensino.

Marilza Serique deixa a seguinte mensagem no Dia do Professor. “Quero dizer que o professor mais do que nunca merece todo o carinho e respeito no seu dia e sempre. Realmente, os professores merecem esse momento de comemoração, pois são os responsáveis diretos por esse momento que Santarém está vivendo, depois de terem arregaçado as mangas e terem decidido como foco o direito de aprender de nossas crianças e estão fazendo com que isso esteja acontecendo. Por isso, a todos os professores eu dedico a nossa consideração e o nosso respeito”, finalizou.

EDUCAÇÃO NA REGIÃO DE RIOS

A assessora para a região de rios da Semed, professora Gedalbe Pereira disse que o dia do professor é muito especial, precisa ser destacado, comemorado e reconhecido por todas as pessoas envolvidas na educação. Segundo ela, principalmente, pela responsabilidade e comprometimento com a educação em Santarém, o que ficou constatado pelos resultados positivos, alcançados com as notas espetaculares, acima das metas estabelecidas pelo Ideb/2017, diferenciando Santarém em relação ao Pará e ao Brasil. “Isso é muito satisfatório e gratificante para nós, pois sabemos que é o resultado do trabalho de um grupo, mas que tem tudo a ver com o professor que está em sala de aula”, ressaltou.

Gedalbe lembrou que estar à frente de uma assessoria de rios é se expor e enfrentar os desafios que são diversos, a exemplo de se ter professores em comunidades distantes e de difícil acesso. Mas são professores comprometidos e responsáveis, que superam as dificuldades e desenvolvem muito bem seu trabalho, o que pode ser visto e constatado com os resultados alcançados pelas escolas em nível nacional.

A assessora de rios também destacou a diferença na qualidade do ensino que era praticada na região de rios, muitas vezes considerada abaixo do nível em relação à cidade, no entanto, os números do Ideb mostram que houve um nivelamento. Segundo ela, uma conquista que dependeu das estratégias adotadas com relação à formação continuada dos servidores que integram a rede municipal de ensino. “Todos nós temos que continuar trabalhando com amor, compromisso, responsabilidade e respeito aos nossos alunos, em parceria com os pais e a comunidade”, concluiu.

EDUCAÇÃO NA REGIÃO DE PLANALTO

A assessora para a região de planalto da Semed, professora Marluce de Pinho disse que os professores têm contribuído significativamente com a conquista dos bons resultados da educação do município de Santarém, em se tratando dos resultados do Ideb. Segundo ela, até as escolas que não conseguiram boas notas em anos anteriores se sobressaíram com bons resultados em 2017. “Assim, a região do planalto contribuiu pontualmente para que Santarém continue como referência nos índices do Ideb, no oeste do Pará”, comemorou.

Para Marluce os dados do Ideb mostram que houve um nivelamento em termos de qualidade do ensino entre as regiões do interior e da cidade resultado do compromisso de levar relevantes contribuições de ensino todos os dias para 10 mil alunos, na região de planalto em cerca de 100 escolas, organizadas em 38 polos. Lembrou ainda da parceria da Semed com a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do PNAIC, que trabalhou com as crianças de 1º, 2º e 3º ano, para obter bons resultados no Ideb.

A professora ressaltou ainda que no planalto há grandes dificuldades com relação à educação por se tratar de uma região onde a agricultura é muito presente e em épocas de safra das culturas, as famílias envolvidas nesse trabalho, muitas vezes consomem toda a mão de obra que há. “Nesse aspecto a escola precisa ser muito atrativa para que as crianças não percam o foco e participem das atividades diariamente na escola. embora já tenhamos comemorado o dia do servente, do diretor de escola e do pedagogo faço questão de estender esse agradecimento, no Dia do Professor, a todos os servidores que compõem as unidades escolares. A minha mensagem é de agradecimento, de respeito e de valorização a todos os professores da região de planalto que só contribuem para a educação do município de Santarém”, concluiu.

Fonte: RG 15/O Impacto e Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *