Outubro Rosa é destaque na Câmara Municipal

Na tarde de terça-feira (16), a Câmara Municipal de Santarém realizou uma sessão especial em alusão a campanha Outubro Rosa. Durante a programação, foi realizado um desfile para exaltar a beleza após o tratamento de câncer. Foi apresentado o projeto Toucarecas, que é formado por um grupo de mulheres também pacientes, que se reuniram para amenizar os impactos causados pelo tratamento, principalmente em se tratando da queda do cabelo (alopecia). O projeto teve início em 2017, com a entrega de aproximadamente de 400 toucas.

A mastologista, Dra. Laila Caroline Silva destacou que a melhor forma de prevenir uma doença é o conhecimento.  “É preciso saber como se prevenir, quais os exames necessários e buscar a ajuda necessária quando tiver alguma alteração no corpo”.

A vereadora Maria José Maia destacou a importância de trabalhar com a prevenção. “É melhor prevenir que remediar. É importante o envolvimento de todos para se tratar a prevenção”.

Vereadores presentes na sessão especial

O Poder Legislativo homenageou o setor de radioterapia do Hospital Regional do Baixo Amazonas, pois é uma Unidade de Alta Complexidade para o tratamento oncológico que se baseia em três pontos principais: cirurgia, quimioterapia e radioterapia. Recebeu também homenagem a Casa de Saúde da Mulher, a qual realiza atendimentos as mulheres na área da obstetrícia e ginecologia, encaminhadas das Unidades Básicas de Saúde da área urbana, rural e municípios vizinhos.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/CMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *