Instituto Alcoa incentiva empreendedores de Juruti

Já foram 63 pessoas formadas em duas turmas de treinamento no projeto “Negócios com a Comunidade”.

O Instituto Alcoa vem incentivando o projeto Negócios com a Comunidade executado pela Aliança Empreendedora em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Juruti (ACEJ) e a Prefeitura Municipal de Juruti. A iniciativa visa promover a integração de esforços da sociedade visando a inclusão dos microempreendedores no mercado e contribuir com o desenvolvimento econômico local.

Em Juruti, 63 pessoas já foram formadas em turmas de treinamento desenvolvido por meio da metodologia Cine Clube. O apoio ao microempreendedor individual tem como objetivo estimular competências empreendedoras, conhecimentos técnicos e gerenciais, além de promover a ampliação da rede de contatos para maior êxito em seus negócios. Por meio de rodas de conversa e com base em conteúdos de vídeo, a proposta é o diálogo sobre elementos essenciais para a formação do empreendedor e as ferramentas necessárias para iniciar um negócio.

Segundo Elen Prado, assistente de Departamento de Pessoal de uma empresa de Juruti, o curso superou as expectativas. “Foi de grande valia porque me deu uma noção de estratégia de negócios, finanças pessoais e empresariais, fidelização do cliente. São pontos que realmente o empreendedor tem gargalos. Tudo foi apresentado de forma muito simples para que a gente possa aplicar em nosso dia a dia”, ressaltou.

Para a Alcoa, o incentivo ao empreendedorismo faz parte dos compromissos de sustentabilidade e geração de valor compartilhado para as comunidades onde atua. “Essa iniciativa está totalmente alinhada ao legado que a Alcoa pretende construir, pois fomenta o empreendedorismo e contribui com a geração de renda e negócios no município, independentemente da atividade de mineração”, diz Brett Hodges, gerente geral da Alcoa Juruti.

Segundo a instrutora Doriana Sousa, como resultado prático da formação, a turma já está aplicando o conteúdo recebido. “Eles criaram, durante o curso, uma rede de relacionamento entre eles, que já está gerando negócios. Eles fizeram a divulgação dos seus produtos e, através dessa rede, tem gente que já recebeu encomendas, colocando doces, artesanato e vassouras à venda, fornecendo a um supermercado. Perceberam que com simples atitudes podem fortalecer o empreendimento deles”, ressaltou.

O microempreendedor Addison Soares Cardoso, que presta serviços no ramo de transporte, em Juruti, garante que obteve importante aprendizado participando do projeto. “Aprendi que dentro de uma empresa só se alcança lucro com a redução de custos. Para isso, é preciso tratar bem o cliente no atendimento e na fidelização. Esse é um apoio fundamental que o Instituto Alcoa está proporcionando a nós, microempreendedores”, disse.

A Aliança Empreendedora, promotora do projeto, é uma organização que ajuda empresas, organizações sociais e governos a desenvolverem modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda. A ação é desenvolvida em Juruti (PA e Poços de Caldas (MG), municípios onde a Alcoa mantém unidades de produção.

Sobre o Instituto Alcoa

Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é uma entidade sem fins lucrativos, que busca promover transformações positivas nas localidades onde a Alcoa está presente, fortalecendo as comunidades e contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável. O Instituto Alcoa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável local, atuando por meio do Programa de Apoio a Projetos Locais, Programas de Voluntariado, Projetos Estruturantes e Iniciativas Globais provenientes da Alcoa Foundation. Os temas considerados estratégicos para toda atuação do Instituto Alcoa são: educação; trabalho e renda; saúde; meio ambiente; governança e segurança.

Sobre a Aliança Empreendedora

Organização social que trabalha apoiando empresas, outras organizações sociais e governos para desenvolver modelos de negócios inclusivos e projetos de apoio a microempreendedores de baixa renda. A atuação da Aliança Empreendedora amplia o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito aos participantes dos projetos ajudando no desenvolvimento ou na abertura de seus empreendimentos. Desde 2005, já apoiou mais de 60 mil microempreendedores, por meio de 127 projetos e mais de 90 parceiros, gerando novas oportunidades de negócios, trabalho e renda pelo empreendedorismo, e promovendo inclusão e desenvolvimento econômico e social. No Brasil, também é membro oficial da Youth Business International e da Rede ANDE (Aspen Network ofDevelopmentEnterpreneurs). Para saber mais, acesse: http://aliancaempreendedora.org.br/.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/Alcoa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *