Bombeiros Civis esperam aprovação de Lei pela Câmara para se legalizarem

Categoria está preparada para atuar em qualquer situação, tanto em Santarém quanto em outros municípios

Adailson Sousa diz que Bombeiros Civis precisam exercer dignamente sua profissão

O senhor Adailson Sousa da Silva, membro da Associação de Bombeiros Civis de Santarém, esteve nesta semana no estúdio da TV Impacto e redação do Jornal O Impacto, quando falou da importância da Associação de Bombeiros Civis para a população de nosso Município.

“Nós já somos reconhecidos pela Lei Federal nº 11.901, que nos dá o total respaldo e direito para que possamos realizar nosso trabalho como bombeiro profissional civil e temos o total apoio da sociedade santarena. Nós queremos que a Câmara Municipal adeque essa Lei no Município, para que possamos ter ainda um respaldo mais avançado. Nós já fizemos um levantamento e há uma necessidade bastante grande em Santarém. Recentemente presenciamos no estádio Colosso do Tapajós, durante um jogo, um fato em que um jogador precisou de atendimento dentro do campo e a empresa particular de primeiros socorros que estava no local ficou um pouco perdida. Foi justamente na hora que tinha alguns voluntários bombeiros civis que puderam ali atuar juntamente com eles, para resolver a situação”, disse Adailson da Silva.

Pelas suas explicações, existe uma demanda muito grande aqui em Santarém, onde o Bombeiro Militar não consegue atuar ao mesmo tempo. É esse espaço que vocês vão ocupar? Perguntamos.

“Sim! É nesse espaço que a gente quer atuar. Por exemplo, no Sairé, o Comando dos Bombeiros Militares nos chamou para conversar, e pudemos dar o apoio para eles, onde nesse período de festas a demanda é muito grande, com afogamentos, acidentes ou qualquer outra coisa. Nós trabalhamos juntamente com eles, atuando no Sairé, na prevenção, onde foi montada barraca para o Bombeiro Militar e outra barraca para o bombeiro civil. Isso mostra que foi dada uma resposta para a sociedade”, declarou Adailson.

Adailson da Silva falou que trabalham como voluntários, mas que estão lutando, através da Lei federal, pela remuneração. “A remuneração é essa, porque nós temos um custo para nossa formação. Agora que já estamos todos formados e preparados para atuar como bombeiros civis, a gente está brigando para que seja adequada à Lei Federal, para que possamos atuar e ter o respaldo de ganhar dignamente o nosso salário”, informou.

ATUANDO EM SANTARÉM E OUTROS MUNICÍPIOS

Vamos falar sobre as atividades do Bombeiro Civil. No momento que essa Lei for sancionada pelo Prefeito, onde é que vocês atuariam? Perguntamos.

“Podemos atuar nesses locais de festas e outros eventos que acontecem em Santarém. O contingente do Bombeiro Militar em Santarém é muito pouco, então, estamos preparados justamente para que possamos dar o apoio necessário. A partir da aprovação desta Lei, a gente vai trabalhar junto com esses empresários e o Bombeiro Militar, para que possamos dar suporte às famílias e à população santarena”, declarou.

Com relação á preparação, Adailson da Silva informou: “Todos nós participamos de uma preparação adequada. Existem várias escolas em Santarém para preparar esses alunos. O Comando do 4º GBM Santarém abriu as portas para que a gente possa trabalhar e cada vez mais ter o conhecimento de estarmos juntos, aprendendo e sabendo de todas as situações, como primeiros socorros, combate a incêndio e sucessivamente. Hoje, atuando em Santarém e outros municípios, nós estamos com mais de 2.000 bombeiros civis. Nós temos bombeiros atuando em Juruti, Itaituba, Porto Trombetas e Miritituba”, declarou.

Ao ser questionado se essa Lei já tem data para ser votada na câmara, Adailson informou: “Nós estamos aguardando por esses dias, o projeto de autoria do vereador Chiquinho da Umes, ser colocado em votação. Se Deus quiser essa Lei vai ser aprovada, para que a gente possa exercer dignamente nossa profissão em Santarém. Já conversamos com Prefeito, pois existe uma cláusula nessa Lei, que pode deixar um custo alto para o Município. Isso não pode acontecer. Nós conversamos com o Prefeito, que pediu para fosse revisto o projeto. Nós levamos ao conhecimento do nosso setor jurídico, onde foi retirada essa cláusula”.

Está para acontecer o Círio da Conceição. Vocês também atuam nesses grandes eventos? Voltamos a perguntar.

“Podemos atuar em qualquer situação. O bombeiro civil está preparado para qualquer atividade ou qualquer outra situação. Nós participamos como voluntário em eventos que recebemos convite do quartel 3º BPM. Nós também já recebemos convite do SAMU, para atuarmos em algumas situações. Graças a Deus que até hoje a parceria tem dado certo. Só temos que agradecer à população de Santarém”.

Por: Jefferson Miranda

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *