Coluna Impacto Ed. 1221

LIXÃO A CÉU ABERTO

Moradores dos bairros Matinha e Nova República denunciam a formação de um lixão a menos de 15 metros do poço de captação de água da Cosanpa. Por conta dos riscos provocados pelo acúmulo de lixo no terreno da Cosanpa, no final da Travessa 25, na Nova República, os moradores pedem providências por parte dos órgãos competentes.

ATENDIMENTO NO HMS

Muitos pacientes que ficam aguardando atendimento no Hospital Municipal de Santarém (HMS) poderiam ser atendidos com mais agilidade na UPA 24 Horas. Por isso muitos reclamam, mas essas pessoas devem entender que o Hospital Municipal sempre estará de portas abertas, porém, a prioridade é para pacientes de urgência e emergência. Por isso fica essa grande aglomeração no HMS.

CAMINHADA DE FÉ COM MARIA

A coordenação da 24ª Caminhada de Fé com Maria informa que, em reunião realizada no dia 18 de outubro de 2018 com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), ficou acertada que a Caminhada de Fé com Maria 2018 terá o trajeto alterado devido às obras na Avenida Tapajós. O trajeto será: PA 431, BR-163, Av. Cuiabá, Av. Rui Barbosa, Trav. Benedito Magalhães, Av. Tapajós até o elevado da Praça da Matriz. A orientação de alterar o trajeto veio da própria Secretaria Municipal de Infraestrutura.

PRO PAZ ENEM

Com a proximidade da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcada para o dia 4 de novembro, o foco dos estudantes tem sido fortalecer os conhecimentos trabalhados ao longo do ano nas escolas e revisar pontos importantes. Este é também o objetivo do Pro Paz Enem, programa da Fundação Pro Paz que encerra este mês seu ciclo de atividades iniciadas no mês de março deste ano. Os últimos ‘aulões’ ocorreram simultaneamente na manhã de sábado (20), nos municípios de Bragança, Marabá e Santarém. O Pro Paz Enem se despede das atividades de 2018 com resultados positivos, possíveis principalmente, pelas parcerias firmadas e trabalho desenvolvido pela equipe a frente do trabalho.

FAMEP REÚNE EM SANTARÉM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM), a prefeitura de Santarém e a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP), em parceria com as entidades estaduais da Região Norte: Amac, AAM, Ameap, Arom, AMR e ATM, irão realizar o encontro Município em Pauta: Encontro de autoridades locais da Amazônia, nos dias 13 e 14 de novembro de 2018, no Barrudada Tropical Hotel, em Santarém. Este evento, que tem à frente o prefeito Nélio Aguiar, é voltado especialmente para os gestores amazônicos e visa unificar pautas, ações e estratégias em torno de importantes temáticas para a região com o objetivo de fortalecer as relações intermunicipais e a atuação conjunta com os novos governos federal e estadual e os parlamentares.

SIMPÓSIO

O II Simpósio Regional Norte de Farmacognosia (II SRNF) está sendo realizado desde ontem, dia 25 e segue até esta sexta-feira, dia 26, no auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém da Ufopa. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, em parceria com a Ufopa, e conta com a participação de pesquisadores de renome nacional na área de plantas medicinais da Amazônia. A abertura aconteceu com a presença do reitor da Ufopa, Hugo Alex Diniz; do presidente da Sociedade Brasileira de Farmacognosia, Leopoldo Baratto; do diretor do Instituto de Saúde Coletiva (Isco), Waldiney Pires Moraes; e da coordenadora do curso de Farmácia da Ufopa, Flávia Garcez da Silva.  No evento estão acontecendo palestras proferidas por personalidades de grandes referências no assunto a nível nacional.

PRAÇA DO CENTENÁRIO

O Projeto Cultura na Comunidade foi um dos atrativos na noite de terça-feira (23) nos festejos dos 70 anos da Praça do Centenário. O evento foi organizado pelo grupo denominado “Amigos da Praça do Centenário” e por moradores do bairro da Aldeia com apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Nas atrações: Banda Sinfônica Maestro Wilson Fonseca, Ray Monteiro, Agostinho da Mata e o Grupo Regional Mocorongo. Na quarta-feira (24), data alusiva à inauguração da Praça, a festa prosseguiu com diversas atrações, entre elas a Orquestra Filarmônica de Santarém. Segundo o secretário Luís Alberto Figueira, a inclusão do Projeto na programação de sete décadas da Praça do Centenário engrandece o objetivo do Cultura na Comunidade, desenvolvido desde 2017. A Praça do Centenário foi inaugurada no dia 24 de outubro de 1948. Construída para fins das comemorações do Centenário de elevação de Santarém à categoria de cidade, tornando-se símbolo arquitetônico singular fazendo parte da história de muitos santarenos.

RODADA DE NEGÓCIOS

Proprietários de restaurantes foram convidados para conhecer o pirarucu de manejo das comunidades Pixuna, Tapará Miri e Santa Maria, em evento que será realizado nesta sexta-feira (26), no auditório do Sebrae em Santarém. Encontro marca última etapa de um processo de capacitações para os pescadores que atuam com a conservação dos recursos pesqueiros na região do Tapará. No calendário de atividades do projeto, os participantes receberam técnicas de negociação para conduzir as tratativas de venda do pirarucu manejado da região a empresários locais que compreendem a necessidade de valorizar o produto natural e capturado de acordo com normas de respeito ao meio ambiente. Os pescadores terão a possibilidade de negociar com os empresários convidados para a Rodada e fechar contratos.

RODADA DE NEGÓCIOS 2

A capacitação possibilitou novos conhecimentos aos ribeirinhos com noções de mercado, comercialização, precificação e conhecimento de custo. A iniciativa de valorização do pirarucu manejado é fruto de uma parceria entre Sapopema, Colônia de Pescadores, Cooperativa dos Pescadores de Santarém e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas para implementação do projeto de capacitação dos pescadores para aumentar rentabilidade do manejo. No evento, o chefe de Cozinha Saulo Jennings realizará uma degustação para o público que conhecerá na prática o sabor do pirarucu manejado.

IMPACTANDO

Aos eleitores santarenos e da região, que vão às urnas neste domingo para escolher Governador do Pará e Presidente do Brasil, votem com consciência. * Oportunizar a divulgação de talentos em diferentes segmentos da arte é a diretriz do Projeto “Cultura na Comunidade”, atividade da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) em parceria com as representações comunitárias. Nesta sexta-feira, dia 26, a partir das 20 horas, o Projeto estará pela segunda vez no bairro Interventoria, nas dependências da Igreja Cristo Libertador. * Aproximadamente 70% das obras do Projeto Orla já foram executadas pela Prefeitura de Santarém, o que representa um investimento de R$ 48.464,814,70. Os trabalhos no local iniciaram no dia 14 de dezembro e só foram possíveis após liberação de recursos advindos do Ministério da Integração Nacional. * Como forma de contribuir com as opções de entretenimento no mês em que se comemora o Dia das Crianças, a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) realiza desde o dia 24 e termina nesta sexta-feira, dia 26, a programação “Cine Pipoca”, no Cristo Rei – Centro de Artesanato do Tapajós, a partir das 17h, em parceria com o Sesc. * Com a aproximação do final do ano, muitas lojas já estão se preparando, sendo que algumas já estão vendendo produtos natalinos. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *