Coluna Impacto Ed. 1222

GOVERNO DE COSTAS

O vereador Dayan Serique, em contato com a Coluna, comentou sobre as eleições que aconteceram no último domingo. Ele parabenizou todos os brasileiros que se dignaram a exercer a cidadania e participar do processo democrático que legitima nossos representantes. O Vereador ressaltou que já era esperado o resultado no nosso Estado, com vitória expressiva de Helder Barbalho, uma vez que temos sofrido com o tratamento dispensado pelo atual governo e afirmou que: “O derrotado dessas eleições não foi somente Márcio Miranda, mas principalmente Simão Jatene, que governou de costas para Santarém e região Oeste, mas essa, felizmente, já é uma página virada”. Dayan ratificou que espera que Helder Barbalho cumpra com todas as promessas e comprometimentos firmados com Santarém, região Oeste do Pará e com o Pará durante a campanha.

70 ANOS DO RÁDIO

Em sessão especial que foi realizada na terça-feira (30/10), solicitada pelas diretorias dos sindicatos de radialistas e jornalistas, 22 pessoas que contribuíram com a história de 70 anos do Rádio em Santarém, foram homenageadas com certificados alusivos à data. As empresas que fazem a radiodifusão em Santarém também foram homenageadas com plaquetas comemorativas. A sessão foi aprovada por unanimidade pelos vereadores há duas semanas, depois que o vereador Ronan Liberal Jr. (MDB) apresentou a demanda dos sindicatos para realizar um evento que fechasse a comemoração dos 70 anos do Rádio em Santarém, iniciadas na semana passada com o I Colóquio sobre Rádio em Santarém, realizado pelo Iespes, com a participação de radialistas e acadêmicos de jornalismo da instituição e também da UNAMA. Em 24 de outubro de 1948, a primeira emissora de radiodifusão entrou no ar: Rádio Clube de Santarém (Ponta Negra AM). De lá para cá foram criadas outras cinco emissoras, além de vários canais de TV, expandindo a comunicação regional.

70 ANOS DO RÁDIO 2

Os vinte e dois profissionais escolhidos pelos sindicatos em conjunto com o vereador, representam décadas de entretenimento e informação através das ondas do Rádio: Locutores: Edinaldo Mota, Sônia Santos, Sinval Ferreira, Gerson Gregório, Jorge Carlos, Eufrásio Brito, Domingos Campos e Nel Fernandes. Cronistas e locutores esportivos: Osvaldo de Andrade, Oti Santos, Dário Tavares, Cláudio Serique e Peninha Povão. Repórteres e redatores: Sampaio Brelaz, Ormano Sousa, Bena Santana, Armando Carvalho, Coruja e Rosa Rodrigues. Outros: Francisco Salles Nascimento (operador de áudio e programador musical), Raimundo Carlota (operador de transmissor) e Aurenice Gabler (radioeducadora).

DIA DE FINADOS

A Pastoral Urbana Diocesana definiu a programação religiosa do Dia de Finados, 2 de Novembro, para os quatros cemitérios da cidade Santarém. Nesse dia haverá missas, momentos de oração, reflexão e a presença de missionários de várias comunidades da cidade que estarão visitando as famílias que irão velar seus entes queridos. Nos cemitérios centrais da cidade, Nossa Senhora dos Mártires e São João Batista, acontecerão duas missas: 7h30 e 18h30. As celebrações vão ocorrer na Avenida Mendonça Furtado entre os dois cemitérios. No cemitério São Sebastião, bairro Mararu, a programação é de responsabilidade da Área Pastoral São Lucas e Paróquia Cristo Libertador, Região 2 de Pastoral. No dia acontecerão duas missas: 7h e 19h, visita dos missionários e momentos de reflexão por meio do sistema de som instalado no cemitério. No cemitério do bairro Cambuquira a programação será de responsabilidade da Região 4 de Pastoral da Diocese de Santarém. Haverá visita dos missionários, momentos de oração e reflexão, entrega de mensagens para quem estará visitando os túmulos de seus entes queridos e missa na Igreja Cristo Ressuscitado, bairro Matinha, às 7h30. Não haverá celebração eucarística no cemitério.

DRENAGEM DA VILA ARIGÓ

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), iniciou, esta semana, os serviços de drenagem na Vila Arigó. A próxima fase será a realização do serviço de terraplenagem na área. As equipes da empresa Peixoto Construtora, responsável pela obra, já iniciaram o trabalho. Uma outra equipe de engenharia da Seminfra já está fazendo o levantamento das interferências do local, assim como realizando a fiscalização por conta do despejo de água servida. No dia 25 de outubro foi realizada uma reunião com os moradores da área para explanação do projeto.

09 ANOS DA UFOPA

No dia 5 de novembro de 2018 a Ufopa completará 9 anos de existência e, para comemorar a data, será realizada uma extensa programação especial de aniversário, tanto na sede quanto nos demais campi. Em Santarém, o aniversário será comemorado dia 6 de novembro, com evento acadêmico-científico sobre as perspectivas da Ufopa no contexto amazônico. Já nos demais campi, a programação de aniversário será realizada dia 5 de novembro, data oficial de criação da Instituição. Organizado com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Proppit), o evento “Ufopa aos 9 anos” será realizado no dia 6 de novembro, no Auditório da Unidade Tapajós, Campus de Santarém. Aberto ao público e à comunidade acadêmica, o evento terá início às 9 horas, com mesa-redonda sobre Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, com a participação de representantes de instituições parceiras, como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Biotec-Amazônia, entre outras.

IMPACTANDO

No período de 6 a 9 de novembro, o Programa de Ciências Jurídicas da Ufopa realiza a Semana Acadêmica do Curso de Direito e o III Colóquio de Direitos Humanos. A programação constará de rodas de conversa, minicursos, cinedebate, grupos de trabalho e palestras. As atividades ocorrerão no auditório da Unidade Tapajós, em salas do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS). * A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) iniciou na quinta-feira (25/10) a Busca Ativa para encontrar beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) na região de Rios que ainda não fizeram a inclusão no Cadastro Único. A Região do Aritapera – Rio Tapajós foi a primeira a ser visitada pela equipe composta por psicóloga, assistente social e cadastradores. Nove comunidades foram visitadas. Para a psicóloga Rosângela Souza que acompanhou a equipe, é importante que as pessoas sejam localizadas para não perder o repasse do BPC. * A Coordenadora da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF) Juliana Fialho e a Coordenadora do Centro POP Dom Linno Vombommel, Glaucya Fiori, representaram Santarém no Seminário Ibero-Americano “Proteção aos direitos de Venezuelanas e Venezuelanos – por uma acolhida humanitária na América Latina” que foi realizado em São Paulo nos dias 23 e 24 de outubro. * A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) está dando continuidade ao projeto de revitalização e manutenção de praças públicas. Até o mês de dezembro deste ano quinze praças com parquinhos vão receber os serviços. O objetivo é oferecer as praças em condições adequadas ao lazer da comunidade, principalmente às crianças. * Em encontro realizado na segunda-feira (29) foi apresentado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Semma, um relatório técnico atestando dos prejuízos ambientais que a Comunidade Santarém-Mirim, várzea santarena, pode sofrer caso um Igarapé que corta a localidade passe por limpeza com a retirada de vegetação como o capim e árvores caídas que cobrem o manancial. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *