Óbidos recebe a 1ª edição do Encontro das Famílias de Usuários do SUAS

Encontro reuniu centenas de crianças, jovens e adultos beneficiados por projetos coordenados pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

Promover o fortalecimento de vínculos familiares, esse foi o objetivo central do 1º Encontro das Famílias de Usuários do Suas – Sistema Único de Assistência Social, promovido pela Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, nesta quarta-feira (14), sob a coordenação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

O evento que reuniu dezenas de usuários oriundos de sete serviços de fortalecimento de vínculos, um programa social e um projeto, todos coordenados pela Semdes, foi realizado no auditório do Salão Paroquial no centro da cidade.

Os beneficiários dos programas participaram das palestras e workshops acompanhados de seus pais e responsáveis. A intenção da organização do evento, além do fortalecimento de vínculos, foi de cultivar o respeito dos pais para com os filhos como exemplos de amor e dignidade, reforçando a responsabilidade no desenvolvimento humano dos seus filhos.

“A nossa preocupação é que cada usuário ele tem uma família. E essa família dele precisa estar bem. Essa é base da nossa sociedade obidense. Tivemos essa preocupação de envolver a todos, inclusive os usuários que são beneficiados lá no nosso projeto no Distrito do Flexal. Acima de tudo, queremos mostrar que é preciso unir as famílias, ter respeito entre seus membros. Se as famílias não vão bem, a nossa sociedade vai mal e é essa realidade que queremos mudar”, explicou Izalina Silva, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

Outro foco do evento foi o combate as drogas e o repasse de orientações para identificar os casos de depressão que vem resultando no registro de diversos casos de automutilações e até suicídios entre adolescentes e jovens obidenses.

Palestras sobre a violência e drogas ministrada pela Polícia Militar, a importância da participação da família no ambiente escolar dos usuários, ministrada por um representante da Secretaria de Educação, e a importância da família para um crescimento saudável, ministrada por uma profissional da secretaria de saúde, levaram orientações e dicas de enfrentamento os males que atingem os mais variados ambientes familiares.

“Assim conseguimos mostrar para o nosso público como agir, como identificar e que medidas tomar quando esses casos de drogas, depressão e violência familiar atingem nossos lares”, ressaltou Izalina.

Entre os parceiros do projeto, entidades como o Ministério Público Estadual, Diocese de Óbidos, Secretaria de Saúde e a Polícia Militar, contribuíram direta e indiretamente para a execução das atividades desenvolvidas no decorrer da programação que encerrou por volta das 14h.

Fonte: RG 15/O Impacto e Ascom/PMO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *