Prefeitura de Óbidos intensifica preparativos para o maior carnaval do Pará

A menos de quatro meses para a folia de momo, a Prefeitura Municipal de Óbidos garantiu que está intensificando os preparativos para o Carnapauxis 2019, considerado por foliões e especialistas, o maior do Estado do Pará. Segundo o prefeito Chico Alfaia (PR), o carnaval oficial acontece no mês de março do ano que vem. Porém, o pré-carnaval, feito pelos 7 blocos oficiais, começa no dia 01 de janeiro.

“Para o carnaval, o nosso projeto está pronto. Já contratamos duas empresas, para nos apoiar, para que a gente possa ter um carnaval com o mesmo brilho de todos os anos, mas que dependa sempre menos dos cofres públicos”, declara Alfaia.

Para ele, o Carnapauxis se consolidou como o ‘carnaval da paz’. “Óbidos, sem dúvida, promove o carnaval da paz. É um dos maiores carnavais de rua do Estado do Pará. Então, fica o convite para a toda a população brasileira, em especial a amazônica, para que compareça, comprove e se satisfaça com o que temos de melhor”, enaltece Alfaia.

Para 2019, sete blocos oficiais confirmaram presença no Carnapauxis. Entre eles: Xupa Osso, Mirim, Unidos do Umarizal, Águia Negra, Unidos do Morro, Bloco das Virgens, Vai ou Raxa e Unidos da Serra da Escama. Além do bloco alternativo Pai da Pinga. Ele está programado para realizar arrastões todas as segundas-feiras, com público estimado em 2 mil pessoas, de acordo com a Prefeitura de Óbidos.

Além de se destacar com as apresentações de blocos, o prefeito Chico Alfaia afirma, que o Carnapauxis fomenta a economia da região, no segmento do turismo. “Óbidos fomenta a economia no turismo, porque converge de todas as regiões do País mais de 10 mil pessoas, durante o carnaval”, destaca Alfaia, acrescentando que a grande presença de foliões, faz com que os comércios tenham renda extra, fazendo a roda da economia girar.

“Então isso dá um giro de capital muito grande no nosso município. Os comércios já estabelecidos e outros que se estabelecem pelo período do carnaval, têm uma renda extra, fazendo com que o dinheiro gire na região, gerando emprego e renda”, complementou Alfaia.

HISTÓRICO DO CARNAVAL DE ÓBIDOS – O Carnaval obidense teve início no fim do século XIX e início do século XX, em que folguedos carnavalescos eram exercitados entre as famílias tradicionais e muito usados no Nordeste, sendo que estes folguedos vieram de Portugal, chamados “ENTRUDOS”. O ENTRUDO consistia no seguinte: as famílias residentes na parte de baixo faziam desafios às famílias que moravam na parte de cima, eram traçadas batalhas nas ruas da cidade para demonstrar a alegria que se apossava de todos durante a quadra momesca.

Os brincantes da cidade baixa ou vice-versa já feito o desafio e armados de fuligem de panelas, amido de farinha, banha de porco, andiroba, anil e outras tantas desmanchadas em baldes d’água, e ainda munidos de bagaço de frutas, iam aos ataques, tanto nas ruas como visitavam as famílias desafiantes em suas residências. Estes derrubavam tudo o que encontravam e alguns apelavam para a violência, sendo contidos pelas autoridades, porém estes folguedos eram aceitos de um modo geral por todos os brincantes.

Fonte: RG 15/O Impacto e Manoel Cardoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *