Coluna Impacto Ed. 1224

CÍRIO DAS CRIANÇAS

O 12º Círio das Crianças já é neste fim de semana. No sábado (17) acontece o traslado para a Igreja Nossa Senhora de Fátima e no domingo (18) ocorre o Círio especial para as crianças a partir das 7h. Os dois eventos fazem parte da programação das Festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese de Santarém. O Círio 100 ocorre no dia 25 de novembro com o tema “Maria, Mãe dos caminhantes”.

SAIRÉ É CULTURA NACIONAL

A Comissão de Cultura da Câmara dos deputados aprovou na terça-feira (13) relatório que reconhece a Festa do Sairé, realizada no distrito de Alter do Chão, no município de Santarém (PA), como Manifestação da Cultura Nacional. O projeto de lei é de autoria do deputado federal José Priante (MDB/PA). A Festa do Sairé é um importante evento folclórico, cultural e turístico do estado do Pará. Ao preservar tradições, o Sairé contribui para manter viva a história de Santarém, do Pará e da Amazônia. Ao estimular o turismo cultural, o festival também contribuiu para o desenvolvimento econômico e social da região, gerando centenas de empregos diretos e indiretos em Alter do Chão e em Santarém, com reflexos positivos em todo o Oeste do Pará.

SAIRÉ É CULTURA NACIONAL 2

O Sairé é realizado anualmente no mês de setembro. O ponto alto do lado religioso da festa é a procissão, e o ponto alto do lado profano do Sairé é o Festival dos Botos, uma saudável disputa entre dois grupos folclóricos de Alter do Chão: o Boto Tucuxi e o Boto Cor de Rosa. A apresentação de cada boto é acompanha por torcidas organizadas. Ao final das apresentações, um grupo de jurados define o boto que melhor contou a lenda.

Para Priante o reconhecimento dessa festa como Manifestação da Cultura Nacional é de extrema importância para os paraenses. “As peculiaridades da festa, as diversidades e as influências da natureza amazônica são riquezas únicas cultivadas há décadas pelos paraenses, ter esse reconhecimento tão importante fortalecerá ainda mais o Sairé”.

O Projeto segue agora para aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

SEMINÁRIO PESCA ARTESANAL

O Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), da Diocese de Santarém, promove de 15 a 17 de novembro de 2018 o Seminário “Pesca artesanal no Baixo Amazonas: principais desafios, contextos e perspectivas para o manejo comunitário”. Será na Chácara da A&C, bairro Mararu, em Santarém. O objetivo do seminário é discutir as principais realidades e construir estratégias para o fortalecimento da pesca artesanal no Baixo Amazonas. Além disso, ainda pretende conhecer os diversos contextos locais, regionais e nacionais que envolvem a pesca artesanal; compreender os desafios que ameaçam a existência e a sustentabilidade das comunidades pesqueiras, e construir alternativas para o fortalecimento da pesca artesanal no Baixo Amazonas. No Seminário devem participar cerca de 70 pescadores e pescadores artesanais dos municípios que formam o Baixo Amazonas. O evento também contará com a presença do secretariado do CPP Regional Pará e da secretária executiva do CPP Nacional, Ormezita Barbosa.

MUDANÇA NO TRÂNSITO

Desde quarta-feira, 14/11, a Travessa Francisco Corrêa passou a ter a circulação do fluxo de veículos no sentido Av. Tapajós para a Av. Rui Barbosa. A SMT pede a atenção dos condutores para a sinalização horizontal e vertical que estão colocadas em todos os cruzamentos para orientar os motoristas. O trecho da Rua Lameira Bittencourt a partir da Tv. Joaquim da Costa Pereira (antiga 15 de Novembro), também passou a ter o sentido de circulação de fluxo no sentido da Tv. Francisco Corrêa, seguindo até o ponto de cruzamento com a Av. Tapajós, já chegando na quadra de esportes do Mascotinho.

PROREFIS

Termina nesta sexta-feira (16) o prazo para o contribuinte quitar sua dívida com 90% de desconto em juros e multas nas dívidas com o município relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxa de coleta de lixo; Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) e taxa de Alvará de Localização e Funcionamento. O contribuinte pode também optar pelo parcelamento de dívidas em até cinco vezes. Nesse caso, a isenção de juros e multas será de 40%. A primeira parcela deverá ser paga no ato do parcelamento e o vencimento das demais parcelas ocorrerá no último dia útil dos meses subsequentes ao do vencimento da primeira parcela. Os pagamentos (parcela única) com outros descontos, de até 80% e 70% podem ser feitos até os dias 30 de novembro e 20 de dezembro, respectivamente.

II MOTO FEST SANTARÉM

O II Moto Fest Santarém será realizado na Vila de Alter do Chão nesta sexta-feira (16) e sábado (17) no Lago dos Botos. O evento é uma realização do Clube Abutre’s Mundial e Moto Grupo Santarém (MGS) com apoio da Prefeitura de Santarém e demais parceiros. Na programação, a musicalidade com shows de bandas (gêneros do Rock in roll, Pop rock, Metal, Reggae e Carimbó), palestras educativas de prevenção a acidente de trânsito e acampamento. O ingresso é dois quilos de alimentos não perecíveis que posteriormente serão distribuídos a famílias carentes no mês de dezembro.

FESTIVAL DO PIRARUCU

A comunidade de Santa Maria do Tapará, realizará no sábado (17) e no domingo (18), o 12º Festival do Pirarucu. O festival celebra a iniciativa de manejo do pescado na região e conta com inúmeras atrações, além dos pratos produzidos a partir do maior peixe de água doce do mundo. Não faltará aos visitantes, pirarucu frito, desfiado, ventrecha, mojica, churrasco e vatapá de pirarucu.

IMPACTANDO

A Prefeitura de Santarém faculta esta sexta-feira, 16 de novembro, nas repartições públicas municipais de Santarém, em decorrência do Dia do Servidor Público, comemorado no dia 28 de outubro. * Com a portaria em vigor, ficam mantidos serviços de mercados, feiras, limpeza pública e de saúde no PSM, Hospital Municipal, Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Centros de Saúde 24 Horas, procuradoria Fiscal do Município e Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC). * O Projeto “Justiça vai à escola”, do Fórum de Santarém em parceria com a Prefeitura, visitou no início desta semana a Escola Nossa Senhora Santana na comunidade Arapixuna. As visitas nas escolas consistem em levar informações para os pais sobre o compromisso que devem ter com a educação dos filhos. * Na comunidade Arapixuna, o projeto abordou o tema: “A responsabilidade dos pais na escola” e teve como palestrante o Juiz Cosme Ferreira Neto, que levou exemplos de histórias reais das famílias brasileiras. * Os alunos Luan Pierre e Naara Pinto, do curso de artes plásticas da Escola de Artes Emir Bemerguy, vinculada à Semed, realizam a partir de 20 de novembro, no Sesc Santarém, a exposição “Superação pela arte”, que tem como objetivo valorizar o talento dos alunos relevados através das aulas na escola de Artes. * Já é neste domingo, 18, a partir das 18:30 horas, a Primeira Competição de XCO (modalidade de ciclismo) que acontecerá dentro do Parque da Cidade e irá reunir pelo menos 30 atletas. * Um bom final de semana a todos os leitores da Coluna.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *