Santarém sedia Terceiro Ciclo de Capacitação do Selo Unicef

Durante a terça-feira (20), o município de Santarém sediou o Terceiro Ciclo de Capacitação do Selo Unicef ministrada no mini auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). Na ocasião, participaram gestores municipais da saúde, educação e assistência social de onze municípios do Baixo Amazonas: Óbidos, Placas, Santarém, Novo Progresso, Brasil Novo, Terra Santa, Curuá, Jacareacanga, Belterra, Prainha e Vitória do Xingu.

O foco do Terceiro Ciclo compreendeu o desafio 6 e discutiu o tema voltado para a educação “Fora da Escola Não Pode!” promovendo a inclusão escolar e a troca de saberes entre os gestores municipais.

Jéssica Bentes de Sousa, mobilizadora do Selo Unicef Santarém, levou um grupo de adolescentes do Núcleo de Crianças e Adolescentes (Nuca) para apresentar uma temática do que eles vivenciam no seu dia a dia, destacando a evasão escolar.

“Muitos amigos meus, também adolescentes, deixam de ir para a escola e os pais as vezes por estarem muito ocupados nem ficam sabendo. É importante trabalhar com esse tema, pois eles mesmos serão os prejudicados no futuro.” destacou a adolescente do Nuca e também usuária do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São José Operário, Estela da Silva dos Santos, de 14 anos.

A articuladora do Selo Unicef Santarém Roselene Andrade comentou sobre o evento. “É uma formação ímpar no sentido de que mobilizou gestores de onze municípios com foco na intersetorialidade e contou com a presença de secretários da assistência social, saúde e educação, que de posse das informações poderão contemplar políticas públicas que priorizem o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes no universo escolar.”

A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito agradeceu a equipe do selo Unicef e a participação das secretárias de Saúde Dayane Lima e de Educação Mara Belo, bem como a presença dos demais gestores municipais. “Como diz o Prefeito Nélio ‘A pauta educação é um instrumento de transformação’. Temos que dedicar nossos esforços para possibilitarmos aos nossos jovens um futuro promissor. É importante esse entrelaçamento da educação e saúde com a assistência social para juntos trabalharmos em prol de nossas crianças e adolescentes”, enfatizou.

A representante do Selo Unicef Dariane Sousa frisou sobre o engajamento do programa na educação de crianças e adolescentes. “Esse Terceiro Ciclo trabalha o Busca Ativa Escolar que é uma ferramenta do Unicef em parceria com alguns outros órgãos da educação. Ele fortalece a questão de ir atrás dos meninos. Somente juntos, de uma forma mais integrada, poderemos reinserir essas crianças e adolescentes na escola. É preciso integrar para trabalhar esse retorno e continuidade.”

Fonter: RG 15/O Impacto e Agência Santarém

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *