Desfalcado e com erro bizarro do técnico adversário, Los Angeles Lakers vence Utah Jazz
O Los Angeles Lakers venceu o Utah jazz na noite de domingo (1) por 105 a 104, em partida válida pela segunda edição da NBA Cup, torneio de meio de temporada da liga de basquete norte-americana. A partida foi marcada pelo equilíbrio e por um erro absurdo do técnico rival.
Com os destaques de Anthony Davis, que terminou a partida com 33 pontos e 11 rebotes, e LeBron James, que marcou 27 pontos com 14 assistências, o Lakers, apesar dos desfalques de três armadores de rotação, se manteve na liderança em todos os períodos.
Do lado do Jazz, que vive um momento de reconstrução e reestruturação, Markkanen liderou com 22 pontos e sete rebotes, e John Collins contribuiu com 21 pontos e nove rebotes. Sexton marcou 8 dos seus 15 pontos no quarto período e liderou a quase recuperação que a equipe esboçou no último quarto. Kessler teve 13 pontos e 11 rebotes, e foi sua bandeja, com 31 segundos para o final, que cortou a liderança dos Lakers para 1 ponto.
Então entrou Will Hardy, o grande personagem do jogo.
No último quarto, o armador Collin Sexton conseguiu a bandeja que colocou o Utah na frente do placar. Porém, o técnico do Jazz, Will hardy, faltando seis segundos para o final da partida, pediu tempo antes da conclusão da jogada, anulando o lance. No seguimento, o Jazz não conseguiu criar uma jogada que resultasse em cesta e perdeu o jogo. Um final decepcionante para um dos maiores esforços do Utah na temporada.
Will Hardy, claramente abatido após o confronto, assumiu seu equívoco e tentou explicar que tomou a decisão de pedir tempo pensando em reorganizar sua equipe. No entanto, o curto intervalo de tempo restante comprometeu a capacidade do time de reagir após a jogada anulada. “Eu roubei o fim de jogo deles”, finalizou Hardy.
Com a derrota, o Utah Jazz soma apenas quatro vitórias em 21 jogos na temporada regular da NBA. O Los Angeles Lakers está em sexto lugar na Conferência Oeste, com 12 vitórias e oito derrotas.
Os times voltam à quadra na terça-feira pala NBA Cup. O atual campeão Lakers pega o Minnesota Timberwolves na terça-feira, precisando de um “milagre” para se classificar. Enquanto o Jazz, já eliminado, enfrenta o Oklahoma City Thunder.
A NBA Cup
O formato da competição de meio de temporada da NBA foi inspirado no futebol, com os 30 times da liga divididos em seis grupos de cinco onde cada equipe faz quatro partidas, duas em casa e duas fora, contra os adversários do próprio grupo. Os grupos são definidos respeitando as campanhas de cada equipe na temporada passada e suas conferências.
A temporada regular da NBA e a NBA Cup não são disputadas de forma separada. Os jogos da NBA Cup estão inseridos normalmente na temporada regular. Por isso, com exceção da decisão, os resultados e jogos são contabilizados para a classificação geral da temporada 2024/25.
A disputa em 2024 acontece de 12 de novembro até 3 de dezembro para a fase de grupos, sempre com jogos às terças e sextas. Depois disso, oito times avançarão para o mata-mata, com quartas de final em jogos únicos. As semifinais e finais são disputadas da mesma forma.
A decisão acontecerá em 17 de dezembro, na Arena T-Mobile, em Las Vegas.
Por Rodrigo Neves
O Impacto