PUXADINHO NO AEROPORTO DE NOVO??

Por Fábio Maia

A equipe técnica da Associação Comercial, encabeçada pelo Engenheiro Roberto Branco, analisando sobre a mais nova reforma do Aeroporto Internacional de Santarém Maestro Wilson Fonseca, depararam-se com uma situação complexa e preocupante. A decisão da concessionária Aena em optar por uma reforma da atual área construída, em vez de construir um novo terminal conforme as necessidades da região, pode ser considerada um equívoco estratégico.

Desde sua inauguração, o terminal tem passado por adaptações e ampliações, mas permanece inadequado para atender à demanda crescente. O fato de que o terminal foi originalmente um galpão provisório é emblemático de sua precariedade e da falta de planejamento a longo prazo. Além disso, a recente proposta de reforma, que adiciona apenas 2.800 metros quadrados, não resolve as questões fundamentais de conforto e acessibilidade, principalmente para deficientes e passageiros em geral. A ausência de Fingers, que permitiriam um acesso mais confortável às aeronaves, é um ponto crítico. Sem essa estrutura, os passageiros são obrigados a caminhar a pé do terminal de embarque até a aeronave, expostos às intempéries, como chuva ou sol escaldante. Essa situação não apenas compromete a experiência do usuário, mas também pode impactar a segurança e o bem-estar dos passageiros, especialmente aqueles com mobilidade reduzida.

A movimentação de 665.717 passageiros em 2015 e a projeção de crescimento exigem um terminal que não apenas suporte esse fluxo, mas que também ofereça uma experiência adequada aos viajantes. O potencial turístico de Santarém e suas praias, tendo Alter do Chão como exemplo, é imenso, com a região se consolidando como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Com o aumento do interesse por ecoturismo, turismo cultural, Sairé e o próprio réveillon nas praias, é fundamental que o aeroporto esteja preparado para receber um número crescente de visitantes. Nesse contexto, a Associação Comercial de Santarém tem defendido a construção de um novo terminal, com a estrutura adequada para atender ao fluxo de passageiros, evitando a superlotação e proporcionando um serviço de qualidade.

Além disso, a inclusão de uma alfândega no novo terminal é essencial para habilitar a região a receber voos fretados internacionais, como os chamados voos charters. Isso não apenas ampliaria as opções de voos para turistas estrangeiros, mas também alavancaria rapidamente o movimento anual de passageiros no aeroporto, promovendo um crescimento significativo na economia local. A construção de um terminal com alfândega pode transformar Santarém em um ponto de entrada atrativo para turistas, contribuindo para o desenvolvimento do setor turístico na região.

A construção de um novo terminal, conforme sugerido, não só atenderia a essa demanda, mas também evitaria os transtornos que a reforma em operação traria aos usuários. A execução das obras sem interferência no funcionamento do aeroporto é uma consideração crucial, pois garantiria a continuidade dos serviços sem causar desconforto aos passageiros. Ademais, a proposta de transformar o terminal atual em um terminal de cargas após a construção do novo espaço é uma solução inteligente que otimiza a infraestrutura existente, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento regional.

A reputação da Aena, uma empresa que já opera em outros aeroportos em diversos países, poderia ser severamente afetada se optar por uma reforma que ignora as necessidades evidentes da comunidade e dos usuários. Além disso, a adequação proposta pode rapidamente se tornar obsoleta diante do crescimento contínuo do turismo na região, o que exigiria novas reformas em um curto espaço de tempo.

Em resumo, a Aena parece estar fazendo um mau negócio ao priorizar uma reforma que não atende às necessidades do aeroporto, em vez de investir em um novo terminal que poderia transformar a experiência dos passageiros e alavancar o potencial turístico de Santarém. A decisão de construir um novo espaço com estrutura adequada, incluindo Fingers e acessibilidade, não só beneficiaria os usuários, mas também solidificaria a posição da Aena como uma concessionária comprometida com a qualidade e o desenvolvimento da aviação na região. As sugestões da Associação Comercial de Santarém são fundamentais para garantir que o aeroporto atenda às expectativas de crescimento e modernização necessárias para o futuro.

O Impacto

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