Idosa com câncer no pulmão recorre à ‘campanha solidária‘ após falta de resposta do HRBA

A  idosa Maria Odete Viana de Oliveira, moradora da comunidade do Cedro, em Santarém, procurou a imprensa local para pedir ajuda através de uma ‘Campanha Solidária’. Com os valores angariados por pix (93-99126-8891), ela pretende ir a uma consulta particular, pois possui câncer de pulmão.

Em entrevista ao Blog do Tabocal do repórter Lucenildo Santos, ela detalhou que não aguenta mais esperar por um retorno no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

“Eu sinto muita fraqueza.  Eu terminei minha quimioterapia em novembro. A minha irmã já foi lá no Regional, mas disseram pra mim esperar.  Na situação que eu tô, eu não posso esperar mais.  Eu já tô muito fraca, não tenho mais força pra nada. Então, eu queria que o pessoal que tivesse dó e me ajudasse na consulta, pra mim ir com a doutora Kalysta, pra ver o que é que ela me fala, porque eu já não aguento mais!  Eu não tenho mais força pra nada. Não faço mais nada!”.

Ainda conforme a idosa, devido o avanço da doença, ela vive cansada e não aguenta falar. Acrescentou também que fez exames em novembro do ano passado e ainda não recebeu.

“Fiz os exames, nunca recebi.  Não sei como é que tá se é obrigado a fazer quimioterapia de novo, já fiz 12.  E até agora nem notícia. Minha irmã foi lá, mas disseram que tem que esperar.  Um doente não pode esperar muitos dias”, disse a idosa.

Dona Odete também alegou que durante algumas consultas era maltratada por um dos funcionários do HRBA. Sua situação já delicada só agravava psicologicamente, devido o tratamento na unidade hospitalar.

Ajuda

A idosa requer um retorno ao médico para verificar o estágio da doença e por está muito debilitada, decidiu vir a público para conseguir o recurso financeiro necessário com uma especialista.

“Eu peço que o pessoal me ajude, por favor. Se todos que me ajudarem, que deem o dobro. Em nome de Jesus, me ajudem.  Vai da vontade de vocês e da vontade de Papai do Céu. Muito obrigado a todos vocês”.

A chave pix para doações é o telefone (93) 99126-8891

Nota 

A equipe de reportagem do Jornal O Impacto entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) para falar sobre o caso.

Por email nos enviaram o seguinte posicionamento:

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), informa que a paciente continua realizando tratamento. Os pacientes oncológicos com piora no quadro clínico são orientados a procurar o setor de acolhimento para atendimento emergencial. O HRBA informa, ainda, que atende pacientes encaminhados por meio da Central de Regulação do Estado.

Por Diene Moura

O Impacto

Foto: Reprodução/Blog do Tabocal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *