Janeiro Branco: saiba os locais de atendimento psicológico gratuito em Santarém

O primeiro mês do ano é voltado à conscientização sobre a saúde mental, com a campanha Janeiro Branco, que busca incentivar o debate sobre o bem-estar emocional e o autocuidado. Em Santarém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), reforça que há diversas opções gratuitas para quem busca atendimento psicológico. Tanto os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), quanto as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) oferecem suporte especializado, proporcionando acolhimento e acompanhamento para pessoas de todas as idades.

O Janeiro Branco é uma campanha nacional que surgiu em 2014 com o objetivo de colocar a saúde mental em destaque na sociedade. Inspirada no simbolismo do início de um novo ano, período de reflexões e planejamentos, a iniciativa estimula as pessoas a repensarem suas vidas, lidarem com emoções e buscarem ajuda profissional quando necessário. O branco simboliza uma “folha em branco”, onde é possível reescrever histórias e estabelecer novas metas, especialmente relacionadas ao equilíbrio emocional.

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)

Os CAPS são serviços especializados no atendimento de pessoas com transtornos mentais, dependência de álcool e outras drogas. Santarém conta com três unidades que oferecem apoio integral e personalizado.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) está disponível para oferecer apoio psicológico a crianças e adolescentes, de 2 a 17 anos, que enfrentam transtornos mentais, como esquizofrenia, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Ansiedade, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), transtorno de estresse agudo e pós-traumático, transtorno depressivo e transtorno obsessivo compulsivo.

O equipamento está localizado na Travessa Silva Jardim, 1126, Aparecida. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com uma equipe qualificada e preparada para acolher os jovens. Para receber atendimento, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, declaração escolar, certidão de nascimento, carteira de vacinação e uma foto 3×4.

O Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (CAPS AD III) está localizado na Av. Presidente Vargas, 2809, Aparecida. O atendimento é destinado a pessoas que enfrentam problemas de saúde mental relacionados ao uso de substâncias. Para se cadastrar, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. O CAPS AD III funciona 24 horas por dia, com atendimento geral das 7h às 18h; após esse horário, os serviços são restritos aos pacientes em hospitalidade.

Além dos centros gerenciados pelo município, o estado também oferece suporte por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), localizado na Rua Afonso Pena, 48, Santa Clara. Este centro atende pessoas de todas as idades com transtornos mentais graves e persistentes, proporcionando um espaço seguro e acolhedor. O CAPS II funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e para ter acesso ao atendimento, é necessário apresentar RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência.

Atendimento psicológico nas UBS’s

Além dos CAPS, quatro Unidades Básicas de Saúde em Santarém também oferecem consultas psicológicas. Essas unidades atendem de acordo com a área de residência e realizam encaminhamentos, se necessário:

UBS Floresta: Atendimento para pacientes das zonas Central e Sul.
UBS Aparecida/Caranazal: Atendimento para pacientes da Zona Norte.
UBS Livramento: Atendimento para pacientes da Zona Leste.
UBS Conquista: Atendimento para pacientes da Zona Oeste.

 

O Impacto com informações da SEMSA/PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *