Parazão 2025: transmissão ao vivo da TV Cultura tem VAR, ‘Meio de Campo’ e novo horário para todo Brasil
Aguardado pelos paraenses, o Campeonato Parazão Banpará 2025 estreia, neste sábado, 18, com a partida entre Remo e São Francisco, às 18h, no Novo Mangueirão. Os jogos da competição serão transmitidos ao vivo pela TV, Portal, aplicativo e também terão a cobertura nas redes sociais da Cultura Rede de Comunicação, que traz novidades na programação.
‘Meio de Campo’ – O programa ‘Meio de Campo’ passa a ser exibido ao vivo ao final de cada jogo transmitido. Serão analisados todos os principais lances e acontecimentos das partidas, além de trazer resultados de outros jogos do dia. Com isso, o telespectador terá maior participação no programa e estará bem mais informado sobre a competição.
O presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), Marcelo Curumim, destaca que a mudança do horário deixará o público ainda mais informado. “O programa Meio de Campo é o nosso produto que agora vem após os jogos. É uma resenha da rodada, com os melhores momentos e análise ao vivo das partidas com os comentaristas que estão no estúdio ou no estádio junto com os repórteres. Desta forma, o telespectador ficará atualizado mesmo depois do apito final”, explicou.
Transmissão nacional – Outra novidade é a transmissão dos jogos de Remo e Paysandu durante o campeonato paraense para todo o Brasil, a partir da terceira rodada. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a TV Cultura e a TV Brasil que trará ainda mais visibilidade para a competição e para o Estado, que este ano vai realizar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro.
“A novidade central da transmissão da Cultura este ano é o aumento do alcance. Ano passado, nós tivemos a novidade do aplicativo, que foi uma revolução da transmissão. De qualquer lugar que você estivesse conseguia acessar o aplicativo e acompanhar os jogos, a programação, enfim, saber tudo que a Cultura apresenta. Nós já tínhamos o Portal Cultura e o YouTube, que já era uma realidade com mais de 13 milhões de acessos só nessa época do Parazão, e hoje a gente anuncia a parceria com a TV Brasil e as suas afiliadas que vai levar o Futebol Paraense e o Pará para a Capital Federal e para as outras emissoras da Rede da TV Brasil”, ressaltou o presidente da Funtelpa, Marcelo Curumim.
VAR no Parazão – Presente em grandes decisões esportivas, o árbitro assistente de vídeo, mais conhecido como VAR (Video Assistant Referee, em inglês) será um marco no futebol paraense e na história das transmissões do campeonato paraense, como explica o diretor de TV, Marcelo Mendes. “Uma das grandes novidades que a TV Cultura vai oferecer aos telespectadores que assistem às partidas do Parazão 2025 é o uso do VAR, como recurso de apoio às decisões da arbitragem. Uma ação inédita que, graças a parceria entre a Funtelpa e a FPF, vai trazer mais emoção aos jogos e aos torcedores”, afirmou.
De acordo com o presidente da Federação Paraense de Futebol (FPF), Ricardo Gluck Paul, ao utilizar o VAR, o Pará está entre as cinco federações de todo o país, que utilizam a tecnologia para assegurar justiça e integridade aos jogos.
“A estratégia da federação é de buscar inovação constante e colocar o futebol paraense em uma prateleira alta de visibilidade. Obviamente que isso também traz uma elevação significativa do nível e também visibilidade da arbitragem paraense. A parceria com a Funtelpa é fundamental porque para o VAR funcionar você tem que ter um sistema de câmeras. Então, como a Funtelpa já transmite os jogos, onde tem essa transmissão, você também já tem em paralelo todos os equipamentos e todo o sistema necessários para fazer a efetivação do VAR. Então, naturalmente, a gente pode considerar, inclusive, que a Funtelpa é co-realizadora do VAR junto com a Federação”, enfatizou Ricardo Gluck Paul.
O VAR vai existir em todas as rodadas da competição, sendo que na primeira fase, que é a fase classificatória, serão nos jogos televisionados, que são dois jogos por rodada. Já nas fases finais, que é a quarta de final, a semifinal e a final, o VAR será utilizado em todos os jogos.
Mais uma iniciativa inédita é a abordagem da TV Cultura sobre as peculiaridades dos municípios paraenses, mostrando a importância de cada um para além do futebol. Serão exibidos os atrativos turísticos, econômicos e o potencial de cada localidade. O objetivo é mostrar para o público do Pará e para outras cidades do Brasil o que de melhor o estado tem a oferecer.
Para esse campeonato a equipe da TV Cultura será composta por narradores, comentaristas, repórteres e editores, totalizando cerca de 70 profissionais que vão estar integrados a cada transmissão ao longo do Parazão. Mais de 118 cidades paraenses vão poder acompanhar as emoções da competição a partir deste sábado,18, até o final do mês de março. Uma média de 25 jogos serão transmitidos.
Programação– No sábado, a transmissão inicia meia hora antes da partida entre Remo e São Francisco com comentários de Giordana Krumpanzer e Ivo Amaral, e reportagem de Cleven Pena. A narração será de Gilmar Pretti. O Meio de Campo será comandado por Gilmar Pretti, Mateus Miranda e Marquinhos Belém direto do Mangueirão.
No domingo, 19, o Paysandu vai enfrentar o Capitão Poço, às 17h, no Estádio Banpará Curuzu. Às 16h30 terá início a transmissão com comentários de Mateus Miranda e Marquinhos Belém. A reportagem será de Alex Ferreira e a narração de Valmir Rodrigues. Após a partida, o pós jogo será do estúdio da Tv Cultura com a apresentação e comentários de Melbya Rolim, Mateus Miranda e Luís Mário.
Craque do Jogo – Outro destaque será a escolha do Craque do Jogo que vai acontecer por meio de voto popular. O público vai poder escolher um atleta em votação no Instagram Portal Cultura, sempre a partir dos 30 minutos do segundo tempo de cada partida.
Ao longo do campeonato, terão ações do projeto Cultura Eco nos estádios, unindo sustentabilidade e futebol.
Fonte: Agência Pará