Furto de transformadores de energia causam prejuízos na região do Baixo Amazonas

Segundo levantamento feito pela distribuidora de energia, no período de dezembro de 2022 a janeiro de 2025, foram furtados mais de 200 transformadores na região do baixo Amazonas. O município de Santarém aparece com o maior número, 43 transformadores de energia furtados. Em Belterra foram mais de 30. Rurópolis, Mojui dos Campos, Campo Verde, Itaituba, Prainha, Alenquer, Novo Progresso, Óbidos, Trairão e Juruti também estão entre as cidades com grandes ocorrências de furtos. A ação vem ocasionando grandes prejuízos tanto para a empresa quanto para a população que acaba ficando sem energia elétrica em residências e comércios. Além disso, oferece riscos de acidentes, inclusive com morte.

Conforme a executiva de manutenção da Equatorial Pará, Lana Gomes, as redes de distribuição das áreas rurais são as mais atingidas, por estarem mais afastadas da movimentação de pessoas, o que acaba dificultando o combate a esse tipo de crime. “Além do enorme prejuízo com gastos inesperados, esses furtos também geram grandes problemas à população. Temos casos de comunidades que tiveram a produção totalmente afetadas, uma vez que os clientes supridos por esse equipamento ficam sem energia”, explica.

Riscos à vida

A Equatorial Energia Pará lembra que atividades e serviços que envolvem energia elétrica precisam ser feitos de forma segura e responsável. Somente os profissionais da distribuidora de energia estão aptos a realizarem atividades de intervenção no sistema elétrico, pois são preparados para desenvolver o trabalho com segurança.

“A gente reforça o alerta sobre os riscos de interferência na rede, pois além de um acidente fatal, uma atitude individual pode provocar um mal coletivo. E temos visto que na região do baixo Amazonas está se tornando comum casos como esse. Em vários municípios tem ocorrido reincidência de furto, ou seja, um novo transformador foi recolocado pela distribuidora e na sequência, novamente retirado por vândalos. Portanto, estamos desenvolvendo uma ação junto com a polícia, para desvendar e punir os culpados”, acrescenta.

B.O

A Equatorial Pará orienta os moradores que, caso tenham o transformador furtado, façam o registro de ocorrência de furto na Delegacia de Polícia Civil. Com a posse do B.O, os clientes devem se dirigir até uma agência da distribuidora, abrir uma reclamação de falta de energia, informando sobre o furto do equipamento.

O Impacto com Equatorial Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *