Iphan entrega à Unesco candidatura à Patrimônio Mundial de teatros na Amazônia

O Teatro Amazonas, em Manaus, e o Teatro da Paz, em Belém são candidatos à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco através de  iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE).

A candidatura foi oficializada com a entrega de um dossiê preparado por um grupo técnico do Iphan, das secretarias de cultura dos estados do Amazonas e Pará, e dos municípios de Belém e Manaus e é um marco significativo para os dois estados pois terá um impacto importante no turismo, especialmente com a COP 30 sendo sediada na região em novembro deste ano.

O esforço pelo reconhecimento internacional se alinha ao compromisso do Iphan em valorizar o Patrimônio Cultural Brasileiro, dando visibilidade à cultura amazônica e ajudando a promover e valorizar esses espaços, que já são referência cultural na Amazônia e no Brasil.

Agora a proposta segue para análise do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, composto por 23 países, que avaliará a excepcionalidade, autenticidade e integridade dos bens culturais.

A inclusão na Lista do Patrimônio Mundial reforça a importância cultural e histórica desses teatros, que são monumentos remanescentes do ciclo da borracha na Amazônia e refletem a influência europeia na arquitetura e nas artes, ao mesmo tempo em que incorporam elementos locais. Também são símbolos da riqueza cultural da região e sua conexão com a economia global e a geopolítica internacional nos séculos XIX e XX.

Caso aprovados, os Teatros Amazonas e da Paz se juntarão a outros 15 bens culturais brasileiros na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

 

 

Por Rodrigo Neves com informações do Ministério da Cultura

Imagem: Reprodução/Secult

 

 

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *