MPF: Marcos Valério é condenado pelo mensalão mineiro

Marcos Valério
Marcos Valério

Marcos Valério e Rogério Tolentino foram condenados em ação relacionada ao esquema conhecido como mensalão mineiro, também chamado de valerioduto tucano, segundo o Ministério Público Federal em Belo Horizonte. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (14).

Ainda de acordo com a Procuradoria na capital mineira, Valério foi condenado por corrupção ativa, já Tolentino, por corrupção passiva. A pena de ambos é de 4 anos e 4 meses de prisão. A Justiça considerou que eles participaram do esquema de desvio de verbas para o financiamento da campanha para reeleição do então Governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) e do vice Clésio Andrade, em 1998.

O esquema em Minas Gerais, segundo a PGR,  envolveu uma empresa de publicidade de Marcos Valério, a SMP&B, obteve empréstimos no Banco Rural e repassou para a campanha de Azeredo. Além disso, três estatais teriam repassado mais de R$ 4,5 milhões a Valério a título de pagamento para patrocínio de eventos esportivos. No entanto, o custo do serviço foi de R$ 98,9 mil, conforme a Procuradoria. O restante, diz o documento enviado ao Supremo, foi usado para a campanha de Azeredo.

O esquema envolveu a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a Companhia Mineradora de Minas Gerais (Comig) e o Banco do Estado de Minas Gerais (Bemge).

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *