Circuito BVRio percorre o Pará para explicar como funciona o mercado de Cotas de Reserva Ambiental – CRAs

Programa chega a Santarém
Programa chega a Santarém

Coordenadores do Circuito BVRio anunciaram que no dia 20 de fevereiro, quinta-feira, os técnicos estarão em Santarém, acompanhados por representantes do Banco do Brasil e do Programa Municípios Verdes (PMV), para explicar como funciona o CAR, as Cotas de Reserva Ambiental e as linhas de financiamento disponíveis para auxiliar na regularização ambiental.
Após as palestras, os produtores estão convidados para um churrasco. E no dia seguinte, um técnico da BVRio vai estar disponível para demonstrar como funciona a BVTrade e cadastrar os proprietários interessados. Membros dos sindicatos locais e secretaria de meio ambiente também serão treinados.
O Circuito é uma iniciativa da BVRio, Banco do Brasil, Programa Municípios Verdes (PMV) e Imazon. Nestas cidades, o evento também tem o apoio do Sindicado dos Produtores Rurais locais. O Secretário Extraordinário do Programa Municípios Verdes, Justiniano Neto também estará presente.
“O objetivo do Circuito é mostrar aos produtores rurais que a negociação de cotas ambientais é uma ótima alternativa na regularização ambiental. Criamos uma plataforma segura onde é fácil unir o proprietário que precisa comprar CRAs e o que tem para vender. O custo para o produtor que precisa de mais reserva legal para poder se regularizar é bem menor do que o do reflorestamento. E a formação dos preços das CRAs é transparente e se dá pela oferta e demanda,” disse o Presidente da BVRio, Pedro Moura Costa.
Ainda este ano, o Ministério do Meio Ambiente deve publicar Instrução Normativa  marcando o início do prazo de um ano, prorrogável por mais um, para a regularização ambiental das 5,4 milhões de propriedades rurais em todo o país. Neste prazo, todas as propriedades rurais terão que fazer o CAR – Cadastro Ambiental Rural.
O mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRAs) permite que imóveis rurais com déficit de Reserva Legal (RL) possam compensá-lo em propriedades no mesmo estado e no mesmo bioma, ao invés de reflorestamento ou recomposição de mata nativa.
A plataforma de negociações da BVRio – BVTrade (www.bvtrade.org ) – permite a adequação ambiental de proprietários de imóveis rurais com déficit de Reserva Legal, por meio da compra de Cotas de Reserva Ambiental (CRAs), que representem vegetação natural excedente à própria RL do imóvel, e compensação no mesmo Bioma e estado. A plataforma já tem mais de 1,5 milhão de hectares em oferta, que podem ser negociados através de Contratos de CRAs Futuras.

Fonte: RG 15/O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *