Órgãos integrados farão segurança no Sairé de Alter do Chão
A comissão Organizadora e Coordenadora do Festival Folclórico do Sairé reuniu com representações de Instituições de segurança militar e civil, das secretarias municipais, da 7ª Vara da infância e Juventude, do Conselho Tutelar III e representações do Boto Cor de Rosa e Tucuxi para discutir os detalhes da segurança do Sairé 2014.
Após a terceira unidade do Conselho Tutelar ter sido implantada na vila de Alter do Chão, o órgão terá plantonistas 24 horas por dia, para verificar a situação das crianças e adolescentes em situações de riscos, como a compra de bebidas alcoólicas, prostituição infantil ou desacompanhadas de um responsável maior de dezoito anos. O Conselho Tutelar garante que terá no mínimo quatro plantonistas tanto na Praça do Sairé quanto em outros pontos da vila balneária.
O efetivo de profissionais dos órgãos de segurança publica aumentará em relação ao ano passado e, com o aumento de turistas tendem a ser mais cautelosos, por conta do Sairé proporcionar beleza e encanto e, com isso fazer com que o perigo esteja ao lado.
O 3º Batalhão de Policia Militar (BPM) informou que disponibilizará o efetivo de 800 policiais, distribuídos em viaturas, moto-patrulhamento, cavalaria, além do serviço de barreira, que neste ano serão 4 em toda extensão da rodovia Everaldo Martins (Estrada de Alter do Chão). Para o subcomandante do 3º BPM, Tarcisio Moraes, a novidade é a atuação de policiais que falam outros idiomas, inglês, francês e italiano.
O policiamento será usado para auxiliar os visitantes, a unidade móvel estará todos os dias tanto na praia quanto na praça, prestando serviço a todos, serão usadas motos, viaturas e policiamento de trânsito.
De acordo com o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM), tenente coronel Luís Claudio, o Sairé deste ano vai contar com o efetivo de noventa homens, com o apoio de ambulâncias carro de combate a incêndio, viatura administrativa, lanchas e um helicóptero. O efetivo será distribuído na praia do Cajueiro, Ilha do Amor e Praça do Sairé. “Vamos contar com apoio da Marinha, Polícia Militar e Polícia Civil. O tráfego de embarcações de esporte e recreio como lanchas e motoaquáticas será proibido no canal, entre a vila e a Ilha do Amor. Também será fiscalizado o uso do coletes salva vidas nas catraias”, explica o comandante Luís Cláudio.
Ele adiantou que neste domingo, 07, será realizada a vistoria técnica no Sairódromo em Alter do Chão, principalmente nas arquibancadas e camarotes.
Fonte: RG 15/O Impacto e Sabrine Dalazen (Estagiária)