Vergonha – Alunos em Itaituba merendam banana, farinha e água
Mais uma do “governo de todos” do “eu sei fazer e vou fazer”. Nossa reportagem recebeu uma denúncia de que os alunos da Escola Helena Cirino, localizada entre 2ª e 3ª Ruas do Bairro da Liberdade, no município de Itaituba, Oeste do Pará, estariam merendando apenas banana com farinha.
Pais de alunos da Escola Helena Cirino procuraram nossa reportagem para denunciar a falta de merenda na escola. Na manhã de segunda-feira, 01 de setembro, nossa reportagem esteve na referida Escola, chegamos na hora da merenda e comprovamos que os alunos estão realmente merendando apenas banana com farinha há acerca de uma semana.
Os freezeres da Escola estão todos vazios, apenas água para servir aos alunos depois de comerem banana com farinha, as panelas estão todas limpas guardadas na dispensa. A direção da Escola nos relatou que tinha apenas arroz e macarrão e há mais de uma semana não tinha mistura e o jeito era servir banana com farinha. Já chegou momentos dos funcionários da Escola comprarem pacotes de leite para fazer bananada e sucos para comer com bolacha água e sal. Nessa administração já chegou a faltar gás, agora falta merenda de qualidade, depois vai faltar o que? O que todos se admiram é: como pode a prefeita Eliene Nunes, sendo uma professora e ex-secretaria de Educação, deixar isso acontecer?
As professoras liberam primeiros os alunos menores para merendarem (banana com a farinha), em seguida os maiores são liberados para também merendar (banana com farinha). E nós perguntamos aos alunos o que eles estavam merendando e eles com um bom humor foram unânimes em dizer: “banana com farinha”. Alguns dos alunos saem de casa sem tomar o café da manhã e quando chegam à Escola não tem uma merenda de qualidade, o aprendizado fica prejudicado. A banana faz parte do cardápio da merenda escolar, mas, também, todo dia banana com farinha não dá.
Isso é um absurdo, uma pouca vergonha, um descaso com a educação do município de Itaituba. Uma falta de respeito com as crianças, uma irresponsabilidade da prefeita Eliene Nunes que deixa isso acontecer, falta de gestão da Prefeita. É dessa forma que esse governo vem tratando nossas crianças que estão merendando banana, farinha e água, porque a senhora Prefeita, que já foi secretária de Educação, não tem competência para governar o Município e resolver esses problemas da cidade.
Nossa equipe de reportagem procurou a secretaria de Educação, Usalda de Miranda. Fomos muito bem recebidos pela professora. Em entrevista à nossa reportagem, a Secretária disse que vai procurar resolver o problema o mais rápido possível e que a mesma não estaria sabendo do problema.
SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO É CONVOCADA PARA IR À CÂMARA: A série de denúncias de inúmeras irregularidades na educação do município de Itaituba, levou o vereador Peninha apresentar requerimento na sessão de quarta-feira, 03, na Câmara Municipal de Vereadores convocando a Secretária Municipal de Educação, professora Uzalda Miranda. O requerimento, que alguns minutos antes da votação parecia que seria votado por unanimidade, só passou com o voto de misericórdia do presidente da Casa, vereador Wesley Tomaz Aguiar. Os vereadores Orismar Gomes e Iamax Prado recusaram votar. Já os vereadores Maria Pretinha, Diomar Figueira, Dadinho Caminhoneiro e Toninho Piloto votaram contra, enquanto os vereadores Nicodemos Aguiar, Isaac Dias, Peninha e João Paulo votaram favorável. Empatada a votação, o presidente teve que desempatar e votou favorável pela convocação da Secretaria. Segundo o presidente da Mesa, a convocação ocorrerá após a Semana da Pátria. Entre os questionamentos a serem respondidos, Uzalda Miranda vai ter que explicar aos vereadores a aplicação do dinheiro do Programa MAIS EDUCAÇÃO, critérios do pagamento de vantagens a alguns servidores, apresentar comprovantes dos recolhimentos do patronal dos servidores, porque da falta de merenda escolar e outros assuntos pertinentes à educação. Com informações e fotos de Junior Ribeiro.
Fonte: RG 15/O Impacto e Nazareno Santos
“Eu sei fazer e vou fazer”, Sabe de nada inocente, o que eu sei é que tu estás se fazendo e infelizmente sujando os Evangélicos de Itaituba, além disso é que está deixando a nossa cidade um verdadeiro caos, a beira de um colapso, o que mais me intriga são as atitudes o Câmara Municipal de Itaituba, mais sei que é dificílimo fazer alguma atitude devido ser uma extensão do gabinete da prefeita, e o Ministério Publico como poderia intervir com tantos desmandos, desvios, enriquecimentos ilícitos, cidade abandonada, escolas sem merenda escolar (há verba específica para isso) deve ter sido desviada para outros fins, é uma vergonha que deixa todos nós itaitubenses perplexos pela inércia dos poderes legislativo e judiciário, chega a ser vergonhoso, ridículo essa inércia desses três poderes, em especial o MP.