UNICEF promove capacitações para os municípios da Amazônia
Na próxima terça-feira (25), Santarém recebe o III Ciclo de Capacitações do Selo UNICEF, em Santarém(PA). Nesta semana, Pará e Amapá terão seus articuladores municipais e presidentes de conselhos municipais formados para a reta final do projeto.
Em Santarém, a capacitação será realizada na Escola Bosque (Av. Bartolomeu Gusmão, s/n° – Aeroporto Velho – Santarém/PA). No Pará, a estratégia do UNICEF é de realizar três capacitações para facilitar o acesso aos municípios. Nos dias 19 e 20 foi promovida em Belém, e a próxima será em Tucuruí, nos dia 9 e 10.
Capacitação – A capacitação tem como objetivo apoiar as equipes municipais a atingir as metas definidas e a sanar os problemas que podem estar entravando o processo de construção do Selo no local. Para isso, nos dois dias de evento, os participantes terão a oportunidade de fazer uma avaliação do processo do Selo UNICEF nos municípios, destacando quais dificuldades eles enfrentam e como elas podem ser dirimidas.
Também serão ministrados conteúdos relativos ao Sistema de Orientação, Monitoramento e Avaliação (SOMA) e ao Eixo de avaliação de Políticas Públicas. No segundo dia, os participantes vão ter mais informações sobre como analisar indicadores e desenvolver ações voltadas a atingir objetivos que envolvem maior acesso à saúde, educação e assistência social de qualidade.
São 84 municípios paraenses que participam do projeto Selo UNICEF, de um total de 461 em todos os nove estados da Amazônia Legal. O momento atual é de realização do Plano de Ação Municipal elaborado com foco nas demandas apontadas por mais de 55 mil pessoas que participaram nos Fóruns Comunitários Municipais realizados em 2014.
A capacitação vai ocorrer nas seguintes datas e locais:
Santarém/PA – 25 e 26/8
Macapá/AP – 26 e 27/8
Rio Branco/AC – 2 e 3/9
Manaus/AM – 2 e 3/9
Porto Velho/RO – 15 e 16/9
Sobre o Selo UNICEF – O Selo UNICEF busca estimular e reconhecer mudanças concretas e positivas na vida dos meninos e meninas nos municípios da região. A iniciativa é realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com os governos estaduais, a Escola de Formação de Governantes do Maranhão (EFG-MA), e o Instituto Peabiru, com o apoio da Cemar, Celpa, Celtins e Laboratório Aché.
Fonte: RG 15/O Impacto e Kassya Fernandes