Deputada paraense é eleita nova presidente da Unale
A deputada paraense Ana Cunha é a nova presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Ela foi eleita em Assembleia Geral Ordinária da entidade, na sexta-feira (03/06), no campus da Universidade Tiradentes (Unit) em Aracaju, Sergipe, após a realização da 20ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE).
Uma comitiva com mais de 20 deputados paraenses foi a Aracaju, liderados pelo chefe do Poder Legislativo do Pará, deputado Márcio Miranda. “Viemos prestigiar a deputada Ana Cunha, que é uma aguerrida parlamentar na Assembleia Legislativa, participa com muita efetividade nas sessões plenárias e representa todos nós. Com muito orgulho, levaremos ao Pará a sua participação aqui na Unale”, disse o deputado Celso Sabino (PA).
A deputada Luana Ribeiro (TO) exaltou a importância e representatividade de uma mulher assumir o comando de um cargo tão importante para o Poder Legislativo brasileiro. “Nós vivemos um momento em que as mulheres não tem tanto espaço nos cargos de destaque. Segundo dados do IBGE, as mulheres são mais qualificadas, as mulheres são a maioria do eleitorado brasileiro, mas são a minoria na política e em vários grupos. Não tem presente melhor para os 20 anos de Unale que uma mulher à frente da presidência. A Unale está dando um exemplo de civismo para nossa nação colocando uma mulher na presidência”, disse Luana.
“Na Unale, a mulher não tem só vez, não tem só voz, a mulher tem comando. Tenho certeza de que a Unale estará bem representada”, disse o deputado Sandro Locutor, até então presidente da Unale.
A nova presidente da Unale agradeceu o apoio e incentivo do presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Márcio Miranda. Também lembrou a importância e influência do Conselheiro do Tribunal de Contas do Pará (TCE/PA), Cezar Colares, para se engajar na Unale. Ana Cunha agradeceu, ainda, a compreensão e a força de sua família ao se candidatar a um cargo que exige muito esforço e trabalho em todo o país.
“Estou ciente da responsabilidade de dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido pelo meu antecessor, deputado Sandro Locutor, reafirmando o compromisso de lutar pelo fortalecimento do Legislativo Estadual”, contou Ana Cunha
“Como mulher, lutarei fortemente contra a exploração sexual da mulher, em especial da criança, bem como a não tolerância ao estupro. Farei pessoalmente, em todos os Estados, o convite e a capacitação da mulher para que se some às fileiras da política para combater o bom combate, no qual teremos como lema o diálogo, a qualificação e o encorajamento das mulheres como instrumento maior”, disse Ana Cunha.
A deputada também manifestou o desejo de criar – dentro da Unale – a comissão de enfrentamento às drogas. “Pra mim, é um dos principais motivos de degradação da juventude e da desagregação familiar”, disse.
Ana Cunha também destacou a aprovação da PEC 47/2012 – na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal no dia 17 de fevereiro deste ano – como resultado de uma forte mobilização que reuniu mais de 200 parlamentares estaduais durante a votação da emenda.
UNALE – A deputada Ana Cunha assume o mandato para gestão 2016/2017. Sua trajetória na entidade já soma mais de 14 anos. Nesse período, ocupou vários cargos e funções.
A Unale é uma sociedade civil de direito privado, de âmbito nacional e sem fins lucrativos, que constitui-se como entidade representativa da classe dos deputados estaduais e distritais, bem como das Assembleias Legislativas e Câmara Distrital. Atualmente, a Unale possui 698 parlamentares associados. A União surgiu reunindo parlamentares estaduais e todos os Legislativos do país em torno de objetivos comuns.
A preservação dos valores democráticos, o fortalecimento do federalismo, o aprimoramento do Poder Legislativo Estadual são alguns dos princípios que norteiam a Unale.
21° CNLE – A próxima edição da CNLE e o lugar em que o evento deve acontecer serão definidos nas próximas reuniões de diretoria. Quatro estados já se candidataram para sediar o evento: Goiás, Amazonas, Ceará e Paraná. Outros estados que tiverem interesse ainda podem se candidatar enviando suas propostas para a diretoria da Unale.
Fonte: RG 15/O IMpacto e Andreza Batalha