JARBAS GONÇALVES PASSARINHO – CORONEL, GOVERNADOR, SENADOR E MINISTRO
Conheci o Cel. Jarbas Passarinho em uma reunião em Belém, tratando de assuntos de classes empresariais de Santarém e Região. Desde então fiquei sendo seu admirador pela atenção e interesse das coisas públicas e sociais.
Nunca usei da disponibilidade e do conhecimento para benefício próprio, todas às vezes que me dirigi à sua autoridade ou mesmo através do Dep. Federal santareno Silvio Braga, fomos atendidos. Lembro que tivemos muita dificuldade para organizar e legalizar o Sindicato Rural Patronal de Santarém. Fizemos uma solicitação e recebemos a resposta que o Senador, na época Ministro do Trabalho, nos respondeu dizendo que viria pessoalmente entregar a carta sindical do SIRSAN, o que foi feito na sede provisória do Sindicato Rural ali na Prainha.
Este é apenas um de muitos outros atendimentos por aquele acreano e grande cidadão, que sempre teve reconhecimento em todo Brasil por seus serviços prestados à nação. Após a revolução quando suas colaborações foram muito bem aceitas, eu podia até reclamar por ter ficado retido nas margens do rio Araguaia, eu e 11 motoristas, entre tantos outros que dirigiam um comboio de veículos para a SUDAM e ficamos na barreira.
Quando todos os veículos não podiam trafegar, tanto indo como vindo pela Transamazônica, quando os militares tiveram que fazer varredura nas matas daquela região a fim de recolher armamentos de todos os calibres e tamanhos que faram entregues pelos revoltados contra o atual governo. Armando os colonos recém aceitados pelo INCRA, chegamos a ver tanto eu como muitos colegas motoristas, diversas caminhonetes D-10 carregadas de armamentos e também alguns presos que hoje estão afastados do poder e que organizavam a rebelião que começaria naquela região do Araguaia Tocantins e agregados. O coronel teve bastante influência naquela época, ocupando pelas diversas cargas com bastante poder, porém, não se sabe de algum benefício próprio, muitos dos atuais gestores e eleitos ou nomeados, que usam do poder para o benefício próprio, e o que vemos atualmente, tendo algumas exceções.
Senador, descanse em paz.
Manoel Ivair Chaves
Empresário e Produtor rural
Tive o privilegio de almoçar algumas vezes com ele quando ia em Itaituba na casa do meu tio Fran Mendonça, quando foi Prefeito de Itaituba.
Estimado amigo Ivair Chaves .
Concordo plenamente com seus comentários .
Abraços
Adelerme Cavalcante