Motociclistas tomam conta das calçadas e prejudicam centro comercial

Motociclistas tomam espaço de carros naárea central de Santarém
Motociclistas tomam espaço de carros na área central de Santarém

Uma bagunça das maiores foi montada há muito tempo, principalmente no centro comercial da cidade de Santarém na região Oeste do Pará. É que as calçadas estão permanentemente sendo tomadas por mototaxistas e suas motos. Uma confusão das maiores, que tomou forma por conta do descaso dos órgãos que deveriam organizar o trânsito e estacionamento nas ruas do centro da cidade, mas nada fazem. Conclusão: perdem espaço para quem usa do descuido das autoridades e fazem aumentar a desordem.

Muitas denúncias chegam à nossa redação, em quase todas, a reclamação de que os mototaxistas clandestinos estão fazendo a farra desordenadamente. As calçadas não existem mais, lugar para estacionar nem pensar. Pessoas que se dirigem para o centro comercial não encontram espaço para estacionar seus veículos e muitas delas desistem de fazer suas compras, o que prejudica em muito o empresariado local, que está em grande crise econômica, fazendo com que muitas lojas fechem suas portas e funcionários sejam demitidos.

O aposentado Diomar Santos é um dos que é obrigado a conviver com o abuso. “Todo dia é a mesma chatice, eu não sei mais a quem denunciar”, disse o aposentado. Muitos comerciantes também procuraram nossa equipe de reportagem para denunciar o abuso. E conforme eles citaram, “nem a frente das lojas consegue escapar dos mototaxistas clandestinos que estacionam em qualquer lugar”, denunciaram.

 Sem ter a quem recorrer, eles esperam por uma decisão do Prefeito e seus secretários, que com toda a certeza estão atarefados, estudando um meio de regularizar a situação dos mototaxistas clandestinos no centro da cidade.

INSEGURANÇA NA PRAÇA DA MATRIZ: Muitos ambulantes e comerciantes procuraram nossa equipe de reportagem para denunciar a falta de segurança na Praça da Matriz, em Santarém. Em que pese o esforço dos policiais que fazem ronda no local, mesmo assim, vez por outra, são registrados casos de pequenos furtos no local e arredores.

Uma das soluções seria com certeza o deslocamento do PM Box localizado na Praça Rodrigues dos Santos para a Praça da Matriz, pelo menos serviria para coibir a ação dos bandidos, que contribuem com a ação criminosa e impune, para esmaecer o brilho da querida Pérola do Tapajós, que no próximo dia 22 de junho completará 355 anos de fundação.

PROJETO DE LEI VAI REGULAMENTAR ESTACIONAMENTO NO CENTRO DA CIDADE: O vereador Rogélio Cebuliski (PSB), em contato com nossa reportagem, informou que apresentará à Mesa Diretora do Poder Legislativo, um projeto de lei denominado Zona Azul e Zona Verde, para que seja regulamentado pelo Município, com a finalidade de ordenar os espaços de estacionamento público na área central da cidade.

Segundo o Vereador, as pessoas que precisarem estacionar vão pagar uma taxa mínima, mas vai contar com um local reservado para estacionar. “Trata-se do estacionamento rotativo que se a pessoa utilizar uma hora pagará apenas pelo tempo de uso do espaço. Se utilizar mais tempo vai pagar valores de acordo com as horas utilizadas”, explicou.

Segundo Cebuliski, em Santarém, no centro da cidade, as ruas são estreitas, local onde ocorre a maior movimentação de pessoas e de veículos, mesmo assim, os donos de lojas estacionam seus carros das 7h da manhã e só saem depois das 18h, ocupando o estacionamento, inclusive impedindo que seu próprio cliente estacione. “Então, isso precisa ser regulamentado. Hoje o centro da cidade, no que se refere a estacionamento, é um verdadeiro caos”, criticou.

Cebuliski disse que depois de normatizar o espaço, por meio de Lei, será garantido o direito de ir e vir dos donos de veículos, dos comerciantes, dos pedestres de modo geral e, sobretudo, dos portadores de necessidades especiais. “Hoje quem fiscaliza os estacionamentos, em áreas públicas, são os flanelinhas, mas as pessoas estacionam o dia inteiro e pagam apenas um ou dois reais, isso na Avenida Tapajós, nas transversais não há nenhuma organização”, argumentou.

Questionado sobre uma possível desocupação dos flanelinhas, Cebuliski disse que muito pelo contrário, pois eles é que vão ajudar a administrar e fiscalizar os espaços  públicos de estacionamento, de forma transparente e legal, por meio dos tickets que serão comercializados. “O trabalho deles será formalizado e vão atuar em parceria com o Município e com os proprietários das lojas do centro da cidade”, justificou.

Por: Carlos Cruz

Fonte: RG 15/O Impacto

Um comentário em “Motociclistas tomam conta das calçadas e prejudicam centro comercial

  • 20 de junho de 2016 em 11:21
    Permalink

    Acho que esta havendo um erro nesta reportagem, pois já existem espaços reservados para estacionamento de motos, inclusive quando uma motocicleta estaciona em local proibido a CMT vem e recolhe a motocicleta…. esta questão de estacionamento já e um assunto velho, e todos sabem que o centro de Santarém já chegou no seu limite e não suporta os veículos que trafegam pelo centro, que nos últimos anos houve um aumento considerado em nossa cidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *