TRE-PA recebe ação de investigação contra servidores públicos de Jacareacanga

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) recebeu uma ação de investigação contra o Prefeito Sebastião Aurivaldo Pereira Silva, o Vice-Prefeito Valmar Kabá Munduruku e a Secretária Municipal de Educação por meio da Coligação Juntos com o Povo.

Segundo uma fonte, no decorrer do processo surgiram provas contundentes de que os investigados, em atuação conjunta, praticaram atos ilícitos com o objetivo de influenciar o resultado das eleições municipais em Jacareacanga.

A parte acusadora aponta no processo, que ocorreram práticas vedadas pela legislação eleitoral, configurando abuso de poder político e econômico, captação ilícita de sufrágio, doação de fonte vedada e corrupção eleitoral (caixa dois).

De acordo com os autos, a Secretária de Educação Luziane solicitou a fornecedores que adquirissem geradores de energia em seus próprios nomes, pois o destino desses equipamentos era a doação para comunidades indígenas, em especial as aldeias Caroçal Rio das Tropas e outras, com a finalidade clara de angariar apoio político e garantir votos para os dois investigados no período de eleição.

Segundo os denunciantes, consta no processo que a Prefeitura Municipal de Jacareacanga, ao longo de toda a sua gestão, nunca havia realizado a compra de geradores de energia para as comunidades indígenas, sendo que tais aquisições ocorreram apenas durante o período eleitoral, de forma claramente irregular, caracterizando-se como um verdadeiro “Escambo Eleitoral”.

Na ação, a coligação solicita a inelegibilidade de Sebastião e Valmar Munduruku e consequentemente a cassação de seus registros de candidatura ou diplomas, em caso de já diplomados.

Em relação à Luziane Nogueira Pereira, é solicitada a aplicação de multa pela prática de doação de fonte vedada e abuso de poder político.

Ainda segunfo a fonte, será expedido ofício ao Ministério Público Federal (MPF) e à Polícia Federal (PF) para investigação de possíveis crimes de improbidade administrativa, fraudes à licitação e desvios de recursos públicos.

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *