Polícia Ambiental e SEMMA realizam apreensão de quelônios na Comunidade Costa do Tapará

A 1° Companhia Independente de Polícia Ambiental (1ª CIPamb) realizou uma ação de fiscalização e averiguação de denúncias de crimes ambientais.  A operação de apoio a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) ocorreu nas Comunidades do Costa e Pixuna do Tapará em Santarém.

Nas diligênciais iniciais, a denúncia era relacionada a pesca ilegal de pirarucu em um lago protegido por acordo de pesca. Diante do fato, a equipe se deslocou até o endereço do suspeito para a verificação do caso. João Ferreira dos Santos recebeu uma advertência verbal, ou seja, orientações pelos policiais da 1ª CIPAmb e agentes da  SEMMA por não existir materialidade e nem provas do ilícito.

Já na comunidade do Costa do Tapará, tratava-se da captura e cativeiros de quelônios. Durante abordagem ao suspeito, Zaquel Almeida Mota, que foi questionado sobre a informação de crime ambiental, alegou que havia resgatado de um poço 12 espécies dos animais (tracajá), que estavam em situação de risco devido a seca e queimadas de aningais nas proximidades.

Ao ser constatado o crime ambiental foi lavrado o auto de infração contra o suspeito Zaquel e apreensão dos animais. Após os procedimentos administrativos, os quelônios foram transportados de lancha até um local seguro para a realização da soltura.

Veja no vídeo a seguir:

Por Wandra Trindade

O Impacto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *