Semurb apresenta o Projeto Orla Limpa
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), apresentou nesta segunda-feira (03/02), o Projeto Orla Limpa. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Companhia Docas do Pará (CDP)/Santarém.
A ação integra inicialmente as Secretarias Municipais de Infraestrutura (Seminfra), Meio Ambiente (Semma), Portos e (Sempta), entre outros órgãos públicos e a iniciativa privada. O Projeto visa construir uma paisagem mais limpa e conservar a frente de Santarém num ambiente mais belo, com melhor qualidade ambiental e receptividade positiva aos turistas e à pulação em geral.
“Neste encontro, viemos buscar a integração e firmar parcerias para concretizar ações de cuidado com o meio ambiente, conscientização a respeito do descarte correto de resíduos e preservação ambiental e a parceria entre o público e as empresas privadas. Assim, queremos deixar os espaços como a orla muito mais agradáveis. Fizemos encaminhamentos e ao longo da semana vamos aguardar o retorno para tão logo possamos iniciar o Projeto”, explicou o titular da Semurb Ronan Liberal Jr.
O administrador da CDP Santarém Franscisco Sousa disse que “a iniciativa do Governo Municipal é importante em movimentar parcerias deste projeto e incentivar a sociedade à educação ambiental ao longo da Orla, e incluindo outros setores como as vias públicas e praias termos a conscientização por parte da população. Mostrar aos turistas e visitantes que a Prefeitura tem esse papel de agregar essa ação com envolvimento de parceiros”.
Para a representante do Sicredi Francilene Tirapelle, “o encontro motiva reforçar o propósito da nossa cooperativa, ligada à sustentabilidade e ao crescimento da economia da nossa cidade. Já somos parceiros com as lixeiras na Orla e estamos abertos a diálogos que possam deixar em conjunto uma Santarém limpa”.
Objetivos do Projeto Orla Limpa:
Sensibilizar a população sobre o descarte correto de resíduos;
Respeito à sustentabilidade;
Estimular o sentimento de pertencimento do cidadão pelos espaços públicos de Santarém.
Participaram ainda da reunião servidores da equipe técnica da Semurb, Seminfra, Sempta, do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (CIAM/Semma), Capitania Fluvial de Santarém (CFS), Companhia Docas do Pará (CDP) e representantes das empresas privadas Cargill Santarém e Raízen.