Em evento, Secult lança “guia” sobre Cultura, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas
A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) do Pará, em parceria com a organização britânica Julie’s Bicycle, lançou o caderno “Cultura, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas: das ideias à ação” no último sábado (8), durante o Seminário “Amazonidade, Transversalidade e Relevância Cultural”.
O objetivo da publicação é promover a integração da cultura com práticas sustentáveis, abordando a importância da arte e das tradições culturais no enfrentamento da crise climática e está dentro da série de ações da Secult que tentam alinhar às agendas globais de sustentabilidade, a diversidade cultural presente no Pará.
O caderno funciona como um guia que oferece diretrizes para produtores culturais, artistas e ativistas, propondo práticas regenerativas e destacando estudos de caso de iniciativas locais ao apresentar ensaios e experiências bem-sucedidas de projetos culturais que integram práticas sustentáveis. A iniciativa também visa fortalecer a preservação ambiental e a justiça climática, com ênfase na contribuição das comunidades tradicionais para a sustentabilidade.
A publicação também contou com a colaboração da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e foi financiada pela Lei Paulo Gustavo (LPG), com um apoio de R$ 120 mil.
A Julie’s Bicycle colabora com Ministérios da Cultura de mais de 40 países na tentativa de garantir a inclusão da arte, práticas culturais e preservação do patrimônio nos compromissos dos países no Acordo de Paris, que visa combater a crise climática.
Por Rodrigo Neves com informações da Secult
Imagem: Reprodução/Secult
Acesse o Canal de O Impacto no Whatsapp
O Impacto