O NOVO COLOSSO DO TAPAJÓS

Depois do o mês de junho do ano passado, por ocasião dos festejos dos trezentos e cinqüenta anos de fundação da Cidade de Santarém, o atual Governador que transferiu a sede do governo para cá, dizendo ele que era em homenagem ao aniversário da Pérola, eu não acreditei, e escrevei aqui em O IMPACTO que ele viera aqui dar um “cala a boca” para os prefeitos da região para se omitirem sobre o plebiscito em que fomos vitoriosos aqui e derrotados no geral.

E somente agora vem a Santarém, desta vez, anunciando obras em Alenquer, Itaituba e Santarém. Aqui, dentre as obras e entrega de viaturas para a Polícia Militar, ganhou maior destaque a apresentação da maquete eletrônica da ampliação e conclusão do estádio Colosso do Tapajós.

Fiquei muito feliz em saber que vamos, finalmente, ter um estádio, bem próximo dos grandes do Brasil e do mundo, mas ao mesmo tempo, fiquei triste, porque ficou mais longe de ser ver, o hoje impedidos, clubes amadores de jogar ali. O estádio se transformou apenas para os profissionais São Raimundo Esporte Clube e São Francisco Futebol Clube, porque os amadores são outros, trata-se de São Raimundo Master e São Francisco Master.

Os campeonatos santarenos do Sub-17, Sub-20 e do amador, são jogados em campos abertos nos mais diversos bairros da cidade, num verdadeiro retrocesso ao grandioso futebol amador santareno, razão porque seus abnegados (eram mesmo abnegados no verdadeiro sentido da palavra) lutaram e conseguiram o estádio e hoje não podem jogar, alegando custos e que prejudica o gramado. Mas servem para torneios eleitoreiros com mais de (100) cem times que são realizados, anualmente, em fins de semana e não prejudica o gramado, nem apresenta custos para a secretaria realizadora e responsável pelo Colosso do Tapajós.

Assim espero que no projeto tenha sido feito no terreno original do estádio, já que existe até conjunto residencial, dentro da área e, assim, venha beneficiar o esporte amador e, principalmente, o futebol, razão da luta pelo estádio.

E para quem desconhece a história, aí apresentamos a foto do momento em que o Presidente da Assembléia Geral do Fluminense Atlético Clube, saudoso ÉLVIO FONSECA, declarava o repasse do terreno do Passarinhão, de propriedade do Tricolor da Presidente Vargas, para o governo do Estado, com o objetivo de construir o estádio santareno, hoje Colosso do Tapajós. Presentes, na foto: Deputado Ronaldo Campos; Presidente do Fluminense, Eduardo Fonseca; Deputado Federal Benedito Monteiro e representante da Secretaria de obras do Estado do Pará, em 21 02 de 1984 (arquivo do Fluminense A. Clube).

=======================

ATENÇÃO! ANTES DE CAIR NA FOLIA, NESTA SEXTA FEIRA, VÁ PARA A SEXTA DA SAUDADE NO FLUMINENSE, COM A BANDA STILLUS, CAETANO, DELSON E A CANTORA DIANE FREIRE. IMPERDÍVEL!!!

Um comentário em “O NOVO COLOSSO DO TAPAJÓS

  • 18 de fevereiro de 2012 em 12:21
    Permalink

    Vocês devem postar as fotos, vídeos, os santarenos querem ver na íntegra a maquete do colosso do tapajós.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *