Tomate pode prevenir câncer e ser arma contra ruga
Quem imaginaria que o tomate e seus derivados, como molhos e sucos, usados no preparo de deliciosas receitas, poderia reduzir o risco de vários tipos de câncer? É verdade! Todos esses produtos são ricos em licopeno, o componente que dá a cor vermelha ao fruto, que para o bem da saúde de todos nós, tem propriedades anticancerígenas.
O licopeno é um carotenóide e, como todos eles, funciona como um poderoso antioxidante que age na neutralização de radicais livres, proporcionando proteção contra danos oxidativos, além de estimular a função do sistema imunológico. Na nutrição humana, até recentemente, porém, atenção especial havia sendo dada para aqueles carotenóides com atividade pró-vitamina A, como o alfa-caroteno e o betacaroteno.
Acredita-se que o licopeno encontrado em tomates, pode reduzir em até 50% o risco de câncer de próstata em humanos e também há a possibilidade dessa substância atuar contra o câncer de esôfago, mama, pulmão e pele. Entretanto, a ação do licopeno do tomate na prevenção e controle do câncer de próstata é o que tem sido mais investigado.
Para os homens, ingestão traz benefícios
Estudo da Universidade de Harvard demonstrou que homens que ingerem dez ou mais refeições por semana com alimentos ricos em licopeno, como salada de tomate, molhos de tomate e catchup, têm diminuído em 1/3 o risco de contrair câncer de próstata do que homens que se alimentam com menos de duas refeições por semana a base de tomates.
Em um estudo envolvendo 47.894 homens com idades entre 40 a 75 anos, concluiu-se que o consumo de tomates, molho de tomates e molho de pizza (dez ou mais vezes por semana) foi significantemente relacionado com uma menor incidência de câncer de próstata, havendo uma redução de mais de 50% do risco. Alguns pesquisadores verificaram que o consumo de molho de tomate e não do tomate fresco aumenta a concentração sanguínea de licopeno, sendo muito mais eficiente em diminuir o câncer de próstata.
Arma contra flacidez, rugas e manchas
O tomate também pode ser útil na composição de cosméticos usados para evitar flacidez, rugas e manchas, graças ao carotenóide licopeno, responsável pela coloração do fruto. Para se beneficiarem das propriedades, os produtos devem conter a polpa do fruto ou o óleo da semente. O que importa é que tenha uma concentração considerável de licopeno.
Segundo os médicos, o carotenóide auxilia a pele contra os radicais livres, que causam inúmeros danos. A substância é parecida com a da vitamina A, porém sem as contraindicações. Cosméticos com polpa do fruto ou óleo da semente de tomate podem ser usados nos pés, rosto, corpo e mãos.
Fruto é rico em vitamina C e minerais
Cru, cozido ou assado, salgado ou doce, a versatilidade do tomate e a garantia de um sabor especial universalizaram o fruto. Enquadrado nutricionalmente na categoria das hortaliças, o tomate é rico em vitamina C, além de conter importantes minerais como potássio e fósforo. Outra vantagem de incluir tomate na dieta é ter sua riqueza de vitaminas e minerais em bem poucas calorias, já que cada 100 g do fruto têm apenas 16 calorias.
RECEITA
Suco de Tomate
Ingredientes: 2 colheres (sopa) de tomate picado, sem pele e semente, 1 xícara (café) de água, 5 gotas de molho inglês, 5 gotas de limão, 1 colher (café) de catchup, 5 gotas de adoçante.
Modo de preparo: Bata no liquidificador o tomate com água, molho inglês, limão e catchup. Pingue as gotinhas do adoçante e sirva a seguir. (Almanaque Culinário)
Extrato de tomate caseiro
Ingredientes: 1 kg de tomates bem maduros, 4 colheres (sopa) de óleo, 2 colheres (sopa) de açúcar, 1 colheres (chá) de sal.
Modo de preparo: Lave bem os tomates e corte-os em cruz. Em uma panela grande, coloque o tomate e todos os outros ingredientes. Deixe cozinhar, mexendo sempre, até os tomates começarem a derreter. Retire do fogo e vá batendo aos poucos no liquidificador e passando em uma peneira, para que se forme um purê. Depois de passado tudo pela peneira, leve o purê novamente ao fogo, colocando mais um fio de óleo, uma colher (sopa) de açúcar e uma colher (chá) de sal. Vá mexendo até o purê chegar ao ponto de extrato de tomate e pronto! Você pode congelar da mesma forma do extrato comprado.
Fonte: Diário do Pará