Censo 2010: Município contesta e IBGE fará revisão de pesquisa

Secretário Aloísio Souza, advogados Emanuel e Vanilza, com equipe do Censo

Para justificar a queda brusca no censo 2010 na maioria da região, o IBGE entre os vários motivos, vem afirmando que no Censo 2007 houve ”Inclusões indevidas” que teriam elevado o percentual
Aveiro é um dos municípios prejudicados com a contagem e na manhã desta quarta-feira, dia 17, no auditório da Secretaria de Saúde o tema foi exaustivamente debatido com questionamentos diversos.
O coordenador de subárea (Santarém) Dinei Martins Freire na reunião apresentou oficialmente o resultado da Coleta do censo 2010, onde a pesquisa foi concluída ficando Aveiro com 15.261 habitantes, perdendo cerca de 3.569 habitantes em relação ao censo de 2007 que era de 18.830.
Na apresentação dos resultados, os secretários, representantes de entidades de classe e diretores da Prefeitura fizeram contestações por considerar elevado o percentual de redução, onde foi repassada ao coordenador do IBGE uma relação com nome de pessoas e comunidades aonde os agentes censitários não teriam ido.
Aloísio Souza, Secretário de Administração, Planejamento e Finanças, reiterou o apoio incondicional que foi dado pela Prefeitura para que o censo fosse bem feito, exigindo assim que o mesmo mande novamente recenseadores aos locais para verificação.
Por sua vez, o assessor jurídico Emanuel Bentes ressaltou que o Município juridicamente vai contestar o resultado, já que o período em que o Município pode rever os números se encerra no dia 24 deste mês. Para o prefeito Manuel Sales, a revisão desses dados vai ser relevante porque poderá aumentar consideravelmente minimizando assim os impactos sociais com uma possível redução no bolo orçamentário do FPM que hoje é a principal fonte de renda de Aveiro.
Segundo o IBGE, pelo censo atual o município de Aveiro conta com 3.298 domicílios ocupados, enquanto que no Censo de 2007 eram cerca de 3.632, havendo ai uma redução de 334 domicílios.
Após várias polêmicas sobre as “causas da queda vertiginosa de habitantes no Município”, o Coordenador de subárea Santarém, determinou que o coordenador ACM local Eliakim Soares Xavier, revisite as áreas que teriam ficado fora da pesquisa. A Prefeitura de Aveiro além do apoio dado em todo o processo da pesquisa, dará toda infraestrutura para que o IBGE retorne a Brasília Legal, região de Transfordlândia e outras comunidades onde centenas de moradores denunciam que não foram ouvidos pelo Instituto de Pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *