Conselheiros de Saúde de Placas recebem capacitação

Conselheiros da Saúde participam de curso de capacitação

Os Conselheiros de Saúde do município de Placas tiveram a oportunidade de participar de um Curso de Capacitação oferecido pela Escola Técnica do SUS-ETSUS. O curso há muito era esperado pelos Conselheiros, haja vista que muitos deles já atuam na área da saúde há vários anos e ainda não haviam participado de nenhum tipo de capacitação.
O curso foi realizado no período de 08 a 12 de novembro, com carga horária de 40 horas e foi ministrado pela facilitadora Maria Inês, que contou com o acompanhamento da Sra. Adrienne, supervisora da ETSUS e teve a participação de acadêmicos da ULBRA.
Durante os cinco dias de curso os conselheiros tiveram a oportunidade de conhecer, através de palestras, filmes e relatos, toda a trajetória do SUS, e puderam acompanhar através de depoimentos em vídeosas dificuldades que os profissionais que atuam no sistema enfrentam no dia a dia para realizar as suas ações.
O curso foi realizado em várias etapas que envolveram desde a implantação do SUS até os dias atuais, o funcionamento do sistema financeiro, a humanização, o atendimento ao usuário e a função do conselheiro. Ao final de cada bloco de informações a facilitadora abria espaço para comentários e envolvia os conselheiros em debates e oficinas, deixando-os a vontade para criar e mostrar o que tinham aprendido.
As apresentações em grupos foram realizadas através de teatro, jornal, entrevistas, explicações e simulações.
Segundo Maria Inês, a participação e a criatividade dos conselheiros durante as apresentações em grupos demonstraram o entendimento que os mesmos haviam adquirido durante o curso. Os Conselheiros foram bastante motivados pela facilitadora que teve um papel importante na condução do curso, sempre esclarecendo as dúvidas que surgiam, orientando nos procedimentos a serem usados e promovendo dinâmicas para tirar o cansaço.
O curso serviu não só para qualificar os conselheiros, mas também para aproximar o grupo e aumentar o grau de conhecimento entre eles.
Ao final todos estavam satisfeitos com a capacitação e com forças dobradas para lutar em prol do melhoramento da saúde em nosso Município e promover o bem estar do usuário.
Importante citar na fala da Facilitadora, que o Conselheiro não é o bicho papão que vem para molestar a administração, mas sim aquele que vem atuar junto ao Gestor da saúde intermediando as negociações com o Gestor Municipal, fiscalizar as finanças, os procedimentos dos profissionais da área e apresentar sugestões para o melhoramento da saúde, enfatizou ainda que o Conselho de Placas está de parabéns, pois conta com suporte de uma sala equipada com móveis, computador, impressora e televisão e em breve receberá sinal de internet via satélite para acompanhamento on-line de todos os programas de saúde atuantes a nível nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *