Algumas dúvidas de hipotensão e hipertensão‏

Hipertensão problemas e solução

O que é hipertensão e quais os cuidados que um hipertenso deve tomar?

A hipertensão é uma doença sistêmica (que pode afetar todo o organismo), onde os órgãos alvos – coração, rins e cérebro – são progressivamente acometidos de forma irreversível. Os sintomas são: dor de cabeça, tontura, por vezes sangramentos nasais, desmaios e até mesmo coma, seguido de morte ou por enfarto do miocárdio ou por hemorragia cerebral. O hipertenso deve ter cuidados, como: não fumar, comer pouco sal, seguir uma dieta pobre em gordura e praticar exercícios físicos.

Uma pessoa está tendo uma crise de queda de pressão, é verdade que devo dar a ela um pouco de sal? Por quê?
Nesse caso, o paciente que tem uma hipotensão (pressão baixa) acentuada, deve ingerir uma quantidade de sal porque vai reter mais água no organismo, na circulação e em conseqüência, vai aumentar a pressão. O problema da pressão é a quebra da relação harmônica conteúdo-continente, ou seja, quando o conteúdo (sangue) é aumentado ou o continente (vasos) é aumentado; ocorre o aumento da pressão.
Tenho pressão alta, é prejudicial tomar uma cervejinha somente no fim de semana?
Das bebidas alcoólicas, a menos recomendada para quem tem pressão alta é a cerveja porque costuma ser consumida em grandes quantidades. Uma pessoa que sofre de pressão alta, caso resolva ingerir álcool, deve optar pelos destilados, tipo vinho ou uísque porque costumam ser consumidos em quantidades menores. Vale lembrar que a pessoa, quando beber, não deve deixar de tomar os remédios porque, embora com o tempo de duração reduzido devido ao álcool, eles continuam surtindo efeito. Também é importante ressaltar o cuidado com os petiscos, que devem ser os menos gordurosos.
Quando estou em ambientes frios, meus pés e mãos ficam muito gelados. Isso tem algo a ver com a minha pressão?
O ambiente frio, normalmente provoca uma vaso-constrição periférica. Isso normalmente quebra a relação conteúdo-continente, uma vez que os vasos se comprimem e, conseqüentemente, ocorre um aumento da pressão. Quando tem calor, os vasos se abrem e relaxam e a pressão diminui.

Criança pode ter problemas de pressão alta?
Sim, pode. Em casos de hipertensão em crianças, deve ser pesquisada a causa: ausência de um rim, alteração de artéria renal ou coarctação (estreitamento da aorta). Já os casos de hipotensão (pressão baixa) em crianças, têm a ver com estatura e peso. Crianças subnutridas ou com baixo peso corpóreo têm tendência a ter crise de hipotensão por conta da redução do tônus vascular devido à pouca musculatura. Nesses casos, recomenda-se a prática de exercícios de musculação.

Tenho pressão baixa, existe algum esporte que eu não possa praticar?
Não. Pessoas com pressão baixa podem praticar qualquer esporte. A única restrição se refere às pessoas que têm facilidade de sofrer síncopes ou desmaios, que devem evitar os esportes aquáticos ou de grandes altitudes por conta dos riscos de sofrer vertigens ou queda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *