Primeira Exposição Internacional de Presépios

Presépios de vários países estão expostos para o público obidense

Óbidos já é tradicionalmente conhecida como “Cidade Presépio” e por isso o bispo Dom Bernardo idealizou e a Prelazia de Óbidos  está realizando a Primeira Exposição Internacional de Presépios, nas dependências do Cliper de Santana. No local estão expostos dez presépios confeccionados com material trazido pelo próprio Bispo, de nove países: Peru, Angola, Malawi, República Dominicana do Congo, Camarões, Austrália, Itália, Alemanha, e até um vindo da cidade natal de Jesus Cristo: Israel (Belém). Já o Brasil está representado por vários presépios oriundos de comunidades da cidade e do interior.
Segundo a devoção Franciscana, o presépio foi encenado pela primeira vez por São Francisco de Assis, na cidadezinha de Greccio, na Itália. A representação foi feita ao vivo no dia 25 de dezembro de 1223, usando animais e pessoas da região; depois disso com os franciscanos, essa devoção ganhou o mundo.
A abertura oficial aconteceu no dia 10. Além da exposição que está uma beleza, todas às noites vários artistas obidenses fazem apresentações natalinas, até o encerramento que será no domingo, dia 26, com uma missa na Catedral de Sant’Ana, celebrada pelo próprio bispo Dom Bernardo Joannes, que repito foi o grande idealizador da exposição de presépios de várias partes do mundo para a “Cidade Presépio”.

Por:   Natalino Sousa • E-mail: natalino_sousa@hotmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *