Aeroviários vão discutir oferta de reajuste de 8% das companhias aéreas

Os funcionários do setor aéreo devem submeter nesta semana, durante assembleia coletiva, a proposta das companhias aéreas de elevar os salários da categoria em 8%.

A assembleia deve ocorrer até quinta-feira (30), afirmou Selma Balbino, presidente do Sindicato Nacional dos Aeroviários. Ela avalia, no entanto, que o reajuste é insuficiente, em especial para os trabalhadores que ganham o piso, de R$ 704. Para eles, o reajuste pedido é de 30%.

Aeroviários são os funcionários que trabalham no solo em aeroportos.

O Sindicato dos Aeronautas, que reúne pilotos e comissários de voo, também classificou a proposta como ruim. Os aeroviários pedem 13%, e os aeronautas, 15%.

O setor pretendia entrar em greve na quinta-feira da semana passada, antevéspera do Natal, mas decisões judiciais proibiram a categoria de parar neste final de ano.

Agora, a previsão é que a greve nos aeroportos fique para o início de janeiro.

Diante da ameaça de paralisação, as empresas aumentaram o reajuste de 6,5% para 8% e alegam que não têm condições de aumentar a proposta.

MOVIMENTO

No domingo (26), o movimento nos aeroportos foi tranquilo. Os atrasos em todo o país chegaram a 19%, metade do registrado na quinta-feira, antevéspera do Natal.

À noite, a nevasca nos Estados Unidos afetou as partidas de voos do Brasil em direção ao país.

FSP

rtvpontanegra.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *