Após o ensaio, tudo pronto para a posse

Cerimonialista que representou Jatene passa a tropa em revista (Foto: Paula Lourinho)

Três pelotões compostos de 150 militares da corporação da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, comandados pelo coronel Hilton Benigno, participarão da cerimônia de posse do governador Simão Jatene na manhã de sábado (1º). O ensaio da cerimônia religiosa e militar, além da entrega da faixa, foi realizado ontem pela manhã nos arredores da Assembleia Legislativa.

Os palcos já foram armados e toda a estrutura para a posse já foi preparada em frente ao Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). A solenidade começará às 8h30 na catedral da Sé no bairro da Cidade Velha, onde o arcebispo metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira, celebrará uma missa juntamente com o arcebispo emérito dom Vicente Zico.

O maestro Paulo José de Campos Melo, que assumirá a Fundação Carlos Gomes será o responsável pelo tom musical da solenidade na igreja.

O ritual litúrgico será celebrado também por pessoas da comunidade, escolhidas pela coordenação da campanha eleitoral de Simão Jatene.

Além da atriz Nilza Maria, que participou da campanha tucana, cinco líderes comunitários e sindicais farão leituras bíblicas e participarão do ofertório. Um atleta paraolímpico também foi convidado e participará da comunhão.

CERIMÔNIA

Serão seis elementos ofertados para celebração da posse e paz mundial, aproveitando o dia da confraternização universal. Os convidados vão portar, cálice, pão, vinho, ampulheta, uva e a bandeira do Estado do Pará.

Após esse ritual a missa será encerrada com a bênção final. A previsão é que a missa seja realizada em 50 minutos. Após a solenidade religiosa, Simão Jatene (PSDB) e o vice Helenilson Pontes (PPS) se dirigirão a pé até a Assembleia Legislativa, onde serão empossados oficialmente pelo presidente do Legislativo, deputado Domingos Juvenil. São esperadas mais de 1 mil pessoas para a posse na AL.

Após a posse, Jatene e Pontes serão conduzidos, também a pé para a frente do MHEP para receberem a faixa de governador e vice. Serão recepcionados pelo chefe da Casa Militar tenente-coronel Fernando Noura.

Antes de subirem ao palanque, passarão a tropa da PM e BM em revista ao som do hino do Estado do Pará. Em seguida receberão a transmissão da faixa da governadora que deixa o cargo, Ana Júlia Carepa (PT) e seu vice Odair Corrêa (PDT). Os dois já confirmaram que vão fazer a transmissão simbólica do cargo à frente da população que for prestigiar a festa da posse, assim como Simão Jatene e Valéria Pires Franco fizeram em 2006.

A cerimônia encerrará com o pronunciamento do governador Simão Jatene. No ensaio de ontem, o cerimonialista Carlos Cruz fez o papel do governador em revista à tropa.

Diário do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *