Economize dinheiro na hora de imprimir

Daniel Nunes

Ao imprimimos algo, além do papel, gastamos também uma certa quantia de tinta, principalmente se a impressora não estiver configurada corretamente. Um equipamento mal regulado, mais uma página com bastante caracteres, pode esvaziar sua tinta em pouco tempo.

Não estou aqui querendo que você seja um muquirana um avarento, apenas alertando para os gastos desnecessários na hora de imprimir. EM médio um cartucho de tinta custa,  R$ 50, enquanto o toner pode ultrapassar os R$ 200.

1.Configure a impressora

Uma das maneiras mais eficientes de poupar ao imprimir é criar um perfil personalizado e ajustar a impressora para que ele economize o máximo possível, seja com tinta ou com papel.

ATENÇÃO: Para este artigo foi testada uma Samsung SCX-4521F, que utiliza toner e possui alguns elementos específicos para esse tipo de aparelho.

  • Após acessar as preferências de impressão >> propriedades >>
  • Ajustaremos as páginas >> formato A4 >> Retrato >>
  • O cartucho >> qualidade rascunho.

2. A escolha da fonte certa

Saber qual fonte utilizar é uma ótima maneira de evitar o desperdício de tinta, é verdade que pouquíssimas  ou quase nenhuma  pessoas levam  em consideração esse detalhe na hora da impressão. Letras menores e finas consomem menos do que aquelas que possuem mais detalhes ou são muito grandes e sobrecarregadas. Para isso, evite o excesso de negritos e caracteres espessos.

Pensando nisso o blog Printer fez uma série de testes a fim de descobrir qual a alternativa mais econômica. A análise utilizou a popular Arial como ponto de partida e pôs à prova o consumo de tinta para usuários domésticos (25 folhas por semana) e comerciais (100 folhas semanais).

O RESULTADO – Para a surpresa de muitos, o estudo revelou que a Century Gothic é a letra que menos gasta na hora de imprimir, consumindo cerca de 30% a menos do que a Arial. Isso resultaria, na prática, uma economia de 20 dólares anuais em uso comum e 80 para consumo empresarial. Apesar dessa diferença, a primeira possui um espaçamento maior, o que resulta em mais papel gasto e equilibra o consumo no final das contas. Nesse ponto, quem se sai melhor é a também popular Times New Romam, que ficou em terceiro lugar.

3. O papel

Muitos usuários, ao contrário do cartucho,  tentam ao máximo evitar o desperdício do papel. Neste caso o maior inimigo da economia é a desatenção. Como cada marca e modelo possui um padrão próprio, cabe ao usuário perceber o padrão que sua impressora utiliza e fazer com que a quantidade de papel jogado fora por erros seja mínima.

Outro detalhe é a impressão dos dois lados, outra dica importante é cuidar para que a impressora não puxe mais papel do que deveria.

Gostou da dica, mande as suas, o que você faz para economizar na hora de imprimir?

* Santareno, é diretor de projetos da DWEB e blogueiro profissional (www.informatizado.com.br), trabalha com webdesign e programação PHP há 3 anos, e com internet desde 2002.

Um comentário em “Economize dinheiro na hora de imprimir

  • 8 de janeiro de 2011 em 18:36
    Permalink

    sobre papel reciclado, eles sao economicos em relaçao ao gasto com a tinta de impressao?

    Resposta
  • 6 de janeiro de 2011 em 18:02
    Permalink

    putz até na fonte tenho que economizar dessa foi interessante

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *