Fotógrafa realiza exposição de imagens antigas de Santarém

Inicia por volta das 19h de hoje, no Sesc Santarém a exposição fotográfica “Olhares Cruzados”, da fotógrafa Lila Bemerguy. A exposição faz parte da Bolsa de Pesquisa, Criação e Experimentação Artística concedida pelo Instituto de Artes do Pará (IAP) no ano de 2010. O evento fica aberta para a visitação de 9 até 25 de fevereiro, das 9h às 18h. Na abertura serão projetadas imagens antigas de Santarém.

A fotógrafa pesquisou a história e a obra fotográfica de seu avô paterno, Vidal Bemerguy, e novamente fotografou os lugares registrados por ele. A mostra foi inaugurada em Santarém em dezembro de 2010, no casarão do Barão de São Nicolau.

A exposição conta com 25 imagens em preto e branco de autoria da fotógrafa, produzidas com câmera analógica e copiadas em laboratório. “Não quis fazer digital, pra homenagear a forma como os fotógrafos trabalhavam”, explica. Além das imagens, traz fotos originais de Vidal Bemerguy, feitas entre 1950 e 1970. 

No decorrer da pesquisa, Vidal Bemerguy, que atuou como fotógrafo em Santarém entre os anos 50 e 70, acabou se tornando um símbolo de todos os fotógrafos anônimos, ou que não deixaram assinatura nas suas imagens, mas que fizeram com que a história de uma cidade não fosse sepultada em escombros e ruínas, mas permanecesse viva no tempo suspenso da fotografia. “É como se revivesse os lugares escolhidos pelo olhar do meu avô”, diz Lila.   

O trabalho produzido pela fotógrafa, dessa forma se funde, se cruza com aqueles olhares do passado. As imagens do passado e do presente de uma cidade no mesmo espaço como também da transformação de um lugar em espaço de tempo de cerca de 50 anos.

Por: Manoel Cardoso

Um comentário em “Fotógrafa realiza exposição de imagens antigas de Santarém

  • 7 de agosto de 2011 em 15:56
    Permalink

    A fotografia, ela simplismente nos conta a história sem dizer uma única palavra. Cabe a nós escolhermos as palavras certas para cada imagem.

    Maravilhosa esta imagem.

    Ailton

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *