Receita libera novo lote de restituições

Leão do Imposto de Renda faz restituição

A Receita Federal vai liberar hoje o segundo lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). O montante, que chega a mais de R$ 2 milhões, vai beneficiar 3.630 contribuintes em toda 2ª região fiscal, que compreende os seis estados da região Norte, exceto Tocantins. São 1.423 contribuintes somente no Pará. As restituições fazem parte do lote residual multiexercício de 2008 a 2010.

De acordo com o supervisor regional do programa Imposto de Renda, Elmar Fernandes, cada contribuinte receberá, em média, quase R$ 2 mil. O dinheiro ficará disponível para saque durante um ano. “Os valores serão depositados direto na conta que foi informada pelo contribuinte. Depois desse prazo, a retirada terá que ser formalizada”.

O dinheiro que foi creditado já está corrigido pela taxa Selic, com valores que variam de 8,55% a 29,08%, conforme o exercício. Caso o contribuinte não concorde com o valor da restituição, poderá receber a importância disponível do banco e reclamar a diferença direto na unidade local da Receita.

“Ele (contribuinte) deve procurar uma sede e reclamar o valor, que será analisado. Caso seja necessário, a correção será feita”, explicou Fernandes.

Um dos muitos que aguardam ansiosos pelo Imposto de Renda Residual é o funcionário público Roberto Barroso, que já espera desde 2009 pela liberação. “Estou esperando esse valor há dois anos. Primeiro fiquei na malha fina e desde então o processo vem correndo para liberação. E se vier agora, será em boa hora, pois vou poder pagar minhas dívidas e ainda vai sobrar dinheiro”.

Diário do Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *