Suspeito de sexo com menor, Berlusconi será julgado em abril

A juíza Cristina Di Censo, do Tribunal de Milão, decidiu nesta terça-feira (15) aceitar o pedido da promotoria e julgar imediatamente o premiê Silvio Berlusconi no “Rubygate”, em que ele é acusado de prostituição de menor e de abuso de poder.

A informação foi divulgada pela imprensa italiana, citando fontes judiciais.

O julgamento, pela via do “processo acelerado”, deve começar em 6 de abril no Tribunal de Milão, no qual Berlusconi tem pendentes outros dois processos.

A decisão ocorre em meio a crescentes protestos pela renúncia do premiê.

Berlusconi será julgado por supostamente ter pago pelos serviços sexuais de Ruby, apelido da jovem marroquina Karima el-Mahrung, quando ela era menor de idade, entre fevereiro e maio de 2010, e pela intervenção com a polícia de Milão para que ela fosse libertada, depois que ela foi detida por roubo na noite de 27 de maio.

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, durante audiência no Senado, em 13 de dezembro de 2010. Foto - AP

Ele não precisará comparecer pessoalmente nessa etapa, mas o anúncio representa um duro golpe político para o primeiro-ministro, de 74 anos, que governa sem uma maioria sólida no Parlamento.

Os advogados do primeiro-ministro disseram que a decisão “era esperada”.

O premiê nega as acusações e diz que elas se tratam de um complô para arruina-lo politicamente.

Mas mesmo instituições politicamente conservadoras como o Vaticano e a Confederação das Indústrias (Confindustria) começaram a criticá-lo.

As pesquisas mostram que o escândalo abalou a imagem pública de Berlusconi, que nas últimas semanas tem se empenhado em recrutar deputados de pequenas facções partidárias, a fim de recompor sua maioria parlamentar.

A dançarina marroquina Karima El Mahroug, a Ruby, sorri em sessão de gotos em 30 de janeiro na cidade italiana de Rimini. Foto - AFP

Usando material de gravações telefônicas, os jornais vêm detalhando relatos de animadas festas sexuais na mansão de Berlusconi perto de Milão, das quais as moças saíam carregando dinheiro e joias.

Dp G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *