Óbidos preparado para realizar mais um Carnapauxis

Alegorias estão prontas para serem mostradas pelos foliões

Os preparativos para o Carnaval de Óbidos já estão nos detalhes finais. Segundo a secretária adjunta Rosângela Carvalho, em programa de rádio, são aproximadamente 100 pessoas trabalhando para que tudo corra dentro da programação planejada. Ela informou que a Secretaria está aberta 24 horas para os turistas. A passagem de som começou a ser feita e as pinturas nos muros e camarotes também. Os arranjos também já estão nos seus acabamentos finais, prontos para celebrar mais um Carnapauxis.

Reunião – Aconteceu pela parte da tarde de quarta-feira, dia 02, em Óbidos, na Rádio Comunitária Sant’Ana, no programa do radialista Sandro Silva, uma roda de perguntas com a participação das autoridades do Município: prefeito Jaime Silva; representante do Ministério Público, Dra. Maria Raimunda Tavares; secretária adjunta de cultura Rosângela Carvalho; secretária adjunta de saúde Selma Caetano, presidente do Conselho Municipal Direitos da Criança e Adolescente(CMDCA), Hildeane Rabelo de Castro; presidente do Conselho Tutelar, Alcinei França; comandante da Polícia Militar, Capitão Maciel; secretária do Meio Ambiente, Manuela Florenzano; gerente do Ciretran, Cristiane Sousa; chefe de operações de trânsito que está ocorrendo em Óbidos, Jean Silva; secretário do interior, Cristóvam Matos. Deixaram de comparecer ao programa por motivos profissionais o delegado de polícia Elinelson de Oliveira Silva e a juíza de Direito, Dra. Patrícia Oliveira dos Reis, da Comarca de Óbidos.

Durante o programa vários assuntos foram abordados pelo radialista e ouvintes, além do radialista Augusto Ribeiro.
Assuntos de interesse da população como a participação de crianças no carnaval, ficou claro que menor de 16 anos a partir das 22h só poderá ficar no local do evento acompanhado dos pais. A Polícia será dura com relação aos infratores que por ventura venham querer praticar delitos durante a quadra carnavalesca. A gerente do Ciretran, Cristiane informou que o Detran estará fiscalizando toda a cidade durante o período, inclusive com bafômetro. O Prefeito anunciou que o secretário de cultura do Estado lhe informou que o governo estaria disponibilizando 100 mil reais para o carnaval. A secretária interina de Cultura, Rosângela Carvalho, comentou que os preparativos estão todos prontos e que aproximadamente 100 pessoas trabalham na organização do carnaval. A secretária do meio ambiente, Manuela Florenzano, tranquilizou os brincantes dizendo haverá banheiros químicos nos arredores da praça do carnaval, assim como não será mais cobrada taxa para usar o banheiro da Praça do Ó, dito pelo prefeito Jaime Silva.

O programa de grande audiência na cidade contou com a participação de vários ouvintes da cidade que puderam tirar suas dúvidas. A polêmica ficou por conta da participação do corpo de Bombeiros que até o momento está de fora, ficando somente funcionários da Secretaria de Saúde. O Prefeito também lamentou a ausência do Delegado de Polícia, por achar o momento oportuno para esclarecimentos à população.

Bloco Pai da Pinga desfilou na segunda-feira, no Carnapauxis

Adeus Pai da Pinga – O maior e mais empolgante bloco de Óbidos, Pai da Pinga, fez sua despedida na última segunda-feira, dia 28 de fevereiro, do carnaval 2011. Foram oito segundas-feiras levando a alegria do autêntico carnaval de rua de Óbidos. A despedida foi de gala. Milhares de foliões foram se despedir do boizinho mais alegre da Amazônia.

A concentração começou logo pela manhã onde um boi foi preparado para a caldeirada dos brincantes e cada hora que passava os foliões começavam a chegar na praça de Santa Terezinha onde fica o bar do Cachorrão, espécie de QG do bloco.

Passando um pouco das 19h, o Pai da Pinga saiu pelas ruas da cidade, dando seu grito de despedida, num frenesi que deixou a cidade como se fosse o último dia de carnaval, mas era somente a despedida do boizinho. A sua marujada com seu traje tradicional levava o ritmo do carnaval de rua, os metais enlouqueciam os brincantes a cada dobrada de frevo. Sem dúvida, a segunda-feira mais animada do Brasil é em Óbidos, durante o período pre-carnavalesco, mas que a partir de agora ficará órfã e cheia de saudade do batuque do boizinho mais alegre da região. É, como diz a letra daquela música: “Quem parte leva saudade de alguém”. Para quem não pôde se despedir do Pai da Pinga, não fique triste, ano que vem ele vem com toda força novamente.

Com informações do site Folha de Óbidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *