Vereador questiona implantação de multinacional em Itaituba

Luiz Fernando “Peninha”

Conhecida como capital do ouro, com produção recorde nas décadas de 60 a 90, Itaituba não desfrutou da forma como deveria toda essa imensa riqueza, por vários fatores, entre eles o chamado descaminho do ouro que não deixou dinheiro de impostos do produto.

Sobre essa questão, o vereador Luiz Fernando Sadeck dos Santos “Peninha” entrou com requerimento solicitando a presença na Câmara, de representantes da empresa mineradora Multinacional Unagem Eldorado, que está se instalando no garimpo do Tocantinzinho”, na região do Tapajós, em Itaituba.

Preocupado com histórico negativo de diversas empresas de grande porte que já se instalaram em Itaituba, mas não deixaram nenhum beneficio para o Município, o Vereador questiona da Unagem quais os critérios de contratação de mão de obra, já que existe em Itaituba um projeto de lei aprovado pela Câmara onde toda empresa que se instale aqui na região absorva 70% da mão de obra local, assim como também deve adquirir toda mercadoria na região.

Para Peninha, a preocupação maior é que a empresa está se instalando e tem seu escritório em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. O Vereador exemplifica o caso da empresa Serabi Mineração, que antes quando era gerenciada pelo geólogo Sérgio Aquino e tinha escritório em Itaituba, contratava profissionais de Itaituba e comprava suas mercadorias no comércio local, mas com a mudança do escritório da empresa para Fortaleza, isso deixou de ocorrer.

Peninha considera justo que essa ou qualquer outra empresa que explore ou pesquise ouro em Itaituba deixe sua contribuição no aspecto social, já que nós últimos anos elas só fazem tirar proveito do outro sem retribuir com pagamentos devidos dos impostos que se fizerem necessários.

O Vereador quer saber se a empresa é legalizada ou não, se já contratou pessoas de Itaituba para trabalhar, se está explorando ou apenas pesquisando ouro.

Por: Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *