Índios Mundurukus da Praia do Índio resistem em manter sua cultura e tradição

Olhar Munduruku

Dia 19 de abril, dia do Índio, nossos primeiros habitantes, que aqui já viviam bem antes da chegada dos Portugueses. Isso quase todo mundo aprendeu nos primeiros passos na escola. Mas no livro “Guia Politicamente Incorreto da história do Brasil”, de Leandro Narloch (editora Leya), o autor desmistifica a idéia preconcebida que quem trouxe desgraças foram apenas os portugueses.

Em 1500, quando os portugueses apareceram na praia, a nação Tupi se espalhava de São Paulo ao Nordeste e a Amazônia, divididas em diversas tribos. Os anos se passaram, já não se ouve mais falar em índios canibais e o que mudou para a realidade sócio cultural em todo o Brasil?

Em Itaituba e Jacareacanga eles são a principal etnia, os índios Mundurukus antes conhecidos como temíveis cortadores de cabeça, guerreiros indomáveis que eram respeitados nas várias guerras travadas com outras etnias, hoje guerreiam contra o preconceito e outras barreiras

Pero Vaz de Caminha, uma espécie de “(Repórter daquela época) em sua carta, relata que dois índios foram recebidos com festa e alegria no navio principal e a imagem mais lembrada do descobrimento do Brasil é aquela dos portugueses na praia com as caravelas ao fundo. Mas aqui os índios ainda se pintam, não para guerras, mas para festas e ainda em busca de suas origens.

Antropólogos e cientistas sociais repetem feito um mantra a necessidade de valorizar e cultivar a cultura e costumes dos indígenas. A história oficial afirma que os portugueses deram quinquilharias aos índios em troca de Pau Brasil e animais exóticos. Mas nossos índios de hoje não querem mais apitos e nem bugigangas, querem reconhecimento, dignidade, querem respeito que nem sempre há por parte dos chamados brancos.

Próxima a Itaituba, a Aldeia Praia do Índio, que conta com 25 famílias, sendo 6 de brancos, um grande esforço vem sendo feito para evitar que jovens e adolescente não sejam contaminados pelas bebidas alcoólicas vendidas por vários bares que ficam às proximidades da aldeia.

Mas, além da preocupação em evitar esse contato muito direto com famílias de não índios, uma escola indígena existe para preservar o dialeto dos Mundurukus, onde as aulas são todas ministradas na língua deles com professores indígenas.

Apesar da presença da modernidade no meio da aldeia, os mais velhos se preocupam em preservar costumes e tradições aos mais jovens. E isso foi demonstrado nos dias de programação alusiva ao dia do índio, comemorados dois dias antes da data oficial (16 e 17 de abril), no município de Itaituba, no Oeste do Pará.

Ao invés das prateleiras de supermercados, para comemorar seu dia, os guerreiros Mundurukus trouxeram o alimento da floresta, onde em três dias de caçada na reserva indígena Sawré Muybu (onde se pronuncia Mãe bu) mataram veados e três porcos do mato (Dadje, no dialeto Munduruku), carne suficiente para fazer a festa deles, uma festa só deles…

Índias Mundurukus

Assim como a carne obtida na tradição guerreira, os Mundurukus também pescaram muitos peixes onde para enriquecer a vasta culinária indígena comeram peixe na palha de banana (ou a famosa moqueca de peixe). E para beber mais um ritual é revivido, onde as mulheres longe dos olhares curiosos dos homens se encarregam de preparar o caxiri, uma bebida fermentada indígena. Mas um toque de tradição ainda foi dado também com o beiju preparado com Castanha do Pará.

E quanto à forma de governo nas decisões internas da aldeia? A tradição ainda sobrevive onde os índios mais antigos que formam um conselho indígena onde debatem todas as questões ali surgidas e no final dão seu veredito, numa espécie de sentença democrática, onde todos têm vez e voz. Inclusive, por ocasião dessa reportagem de O Impacto, os Conselheiros estavam pondo em pauta a decisão de retirada de 6 famílias de brancos (índia casada com branco e branco casado com índia) de dentro da aldeia, em mais uma medida para evitar que a aldeia possa perder suas raízes ancestrais nos hábitos e costumes.

Sobre o quesito saúde, a agente de saúde Edilene dos Santos, assegura que está sendo feito um bom trabalho com atenção especial na questão da não entrada de bebidas alcoólicas na aldeia, tendo em vista que a mesma    fica muito próxima da cidade e já houve episódio de envolvimento dos índios (a maioria jovens e adolescentes) com bebidas alcoólicas, principalmente cachaça.

A aldeia da Praia do Índio atualmente conta com 127 habitantes indígenas, sendo que a grande maioria da população é do sexo masculino. Mas a agente de saúde que também é da etnia Mundurku, disse que apesar da influência dos costumes dos brancos, a aldeia está se voltando para suas tradições, sendo fundamental o funcionamento dentro da aldeia, da escola indígena Inácio Painhum Ba Muybu, que funciona pela manhã e tarde, com aulas bilíngüe na língua materna.

Quanto às jovens adolescentes da aldeia, elas ainda cantam e ainda se pintam com tinta de genipapo, realçando uma beleza natural, jogam bola, mas no fundo querem continuar belas, mas indígenas, como símbolos de uma raça cuja trajetória resgata a memória e história dos seus ancestrais.

Para finalizar essa reportagem especial, relembro uma frase para ser refletida pelo nobre leitor(a): ”Quando o português debaixo de chuva, bruta chuva vestiu o índio. Que pena! Fosse uma manhã de sol o índio tinha despido o português”. Osvaldo de Andrade- Escritor Brasileiro, da semana de arte moderna.

Por: Nazareno Santos

Um comentário em “Índios Mundurukus da Praia do Índio resistem em manter sua cultura e tradição

  • 24 de abril de 2011 em 04:05
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    Um apequena correção: os Munduruku não tem um dialeto, ele tem uma língua propria! (Em algums momentos o texto confunde dialeto com lingua. Existem no Brasil cerca de 170 língua faladas pelos povos indígenas); No penultimo paragrafo, foi usada a palavra ‘raça’, termo que atualmente não é bem visto e aceito em estudos atropologicos.
    Texto simples e interessante.

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