Belterra comemora 77 anos de fundação

Casas de Belterra em estilo norte-americano

O município de Belterra, localizado na rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), distante 45 quilômetros de Santarém, Oeste do Pará, comemora neste dia 04, quarta-feira, 77 anos de fundação. Uma vasta programação está sendo realizada neste momento em comemoração ao aniversário de Belterra.

Belterra um dia foi parte importante do sonho do empresário americano Henry Ford, de transformar a Amazônia no maior pólo produtor de seringa do mundo. Hoje, sobressai-se pelos seus recursos naturais. Apresentando inúmeras praias de areia branca e água cristalina, às margens do rio Tapajós, Belterra se destaca no turismo do Oeste do Pará.

Bosque de Seringueiras em Belterra

Fundada no dia 4 de maio de 1934, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população de Belterra corresponde a 16.313 habitantes. A Cidade conta com muitos atrativos históricos e culturais, além da arquitetura das residências, que lembram vilarejos do Sul dos Estados Unidos. Quem visita Belterra a partir de determinadas áreas é contemplado por uma vista panorâmica, com características arquitetônicas de uma cidade americana.

Em período de alta temporada, Belterra é muito visitada por turistas de diferentes países e regiões.

“É impossível não ter orgulho de ser Belterrense. Fato que deve-se à beleza histórica, física e outros preceitos pertencentes à Belterra”, comemora uma moradora, com orgulho de ter nascido numa das cidades mais paradisíacas do Estado do Pará.

Por: Manoel Cardoso

Um comentário em “Belterra comemora 77 anos de fundação

  • 18 de outubro de 2011 em 09:16
    Permalink

    hj é um dia que muito feliz para mim,
    Belterra é minha cidade de coração

    Resposta
  • 18 de outubro de 2011 em 09:16
    Permalink

    hj é um dia que muito feliz para mim,
    Belterra é minha cidade de coração

    Resposta
  • 28 de junho de 2011 em 14:23
    Permalink

    Parabéns a nossa querida Bela Terra, só sinto pena de estar nas mãos de governantes que não tem compromisso com a nossa terrinha.

    Resposta
  • 31 de maio de 2011 em 14:18
    Permalink

    Gostaría de parabenizar o povo maravilhoso dessa terra, terra essa que tomei também para mim.Quero aplaudir ao O Impacto, pelas reportagens realizadas por toda essa região. Um grande abraço

    Resposta
  • 21 de maio de 2011 em 10:46
    Permalink

    Parabéns a todos os belterreses que por tudo que a cidade vive sinto muitas saudades, como filho de dessa terra so me sinto muito mais muito orgulhoso de você belterra e belterreses.
    Aqui fico com muita saudades de tudo e de todos parabéns.

    Resposta
  • 11 de maio de 2011 em 10:47
    Permalink

    BELTERRA 77 ANOS DE HISTÓRIA, ENCANTOS E CONQUISTAS

    Crônica criada pela passagem dos 77 anos de Belterra homenageando todos os belterrenses especialmente os que lutaram por dias melhores nesta querida Bela Terra.
    Belterra surgiu em 1934 de uma pequena semente – um caroço de seringa ou eu posso dizer de 5.000.000 caroços de seringa que aqui foram plantados, regados e transformaram Belterra na metrópole da borracha.
    Na época vieram para Belterra milhares de pessoas de várias cidades do nordeste brasileiro foi assim que se formou a população belterrense uma mistura de nordestinos com caboclos da região.
    Nossa história esta apenas começando senhores e senhoras!
    Os americanos da Companhia Ford nossos desbravadores ao chegarem a bela terra logo se apaixonaram pelas belezas naturais do lugar antes vistas por eles somente em filmes hollidianos.
    Desembarcaram em Samaúma – atual comunidade balneária de Porto-Novo, aonde antes já vinham percorrendo o leito do rio de água doce tapajós avistando botos,peixes,tracajás e nas mais belas praias pairavam lindas aves e animais silvestres.
    Adentrando as matas virgens de Belterra com certeza se deslumbraram com nossa fauna e nossa flora e a medida que visualizavam nossa floresta descobriram um imenso platô-conhecido como serra – nas suas bordas o registro da história das nações indígenas tajônicas com seus sítios arqueológicos.
    Com a descoberta do lugar foi criada a cidade fortaleza de Belterra com objetivo único de produzir borracha de seringa para alimentar a indústria na produção de pneus.
    O acesso a cidade inicialmente pelo rio tapajós-Porto Novo que ainda guarda os resquícios históricos como: delegacia, casas, casa de bomba d’água e sua estrada mais antiga conhecida como “goela da morte”.
    Logo foi transferida para Pindobal que também foi palco da história de Belterra pelo fato de ter sido porto para atracagem de navios e usada como instalações de armazenamento do ouro branco da Amazônia – a borracha.
    Belterra passar também ate acesso por terra com a interligação com o município de Santarém principal centro comercial do oeste do Pará. Sendo no portão de Belterra feito o controle de entrada e saída da vila dos seringueiros.
    Toda estrutura de uma cidade de pequeno porte foi montada com: energia elétrica gerada a motor, sistema de captação de água com duas caixas d’água gigantes e vários hidrantes, transportes através de carros, sistema de trilhos em Pindobal, navios e barcos, comunicação apartir de telefones, construção de casas em madeira e blocos.na saúde: hospital referência na Amazônia e na educação: escolas como Waldemar maués,santo Antônio e Darcy Vargas.
    O projeto de produção de borracha em larga escala, enfraqueceu-se, definhou e por fim acabou.
    Porém os seringueiros nossos heróis seringueiros, nossos aguerridos seringueiros bateram o pé e se recusaram a sair de Belterra.
    O território de Belterra e todo seu patrimônio foi transferido ao governo brasileiro, passando ao comando primeiramente ao ministério da agricultura e posteriormente incorporando ao município de Santarém na condição de distrito.
    Belterra comemora hoje 77 anos porque seus primeiros moradores os seringueiros se recusaram a deixá-la talvez por vários motivos podemos destacar:o solo que plantando tudo produz,o clima de montanha,a sua água considerada como mineral,suas florestas,o principal a amizade que aqui foi consolidada,além das belas caboclas do lugar.
    Com o desligamento da companhia Ford – pairavam sobre a vila as incertezas sobre seu futuro. Nossos primeiros moradores lutaram e passaram a enfrentar sérias dificuldades para que a vila dos seringueiros continuasse de pé.presenciaram ao longo dos anos o patrimônio de Belterra ser modificado,comercializado e saqueado.
    A vila que antes ostentava luxo e riqueza, agora lutava por sobrevivência.
    Porém nossos homenageados os seringueiros não ficaram parados começaram a se articular e conjuntamente com outras pessoas que para cá vieram lutaram em prol da emancipação de Belterra a condição de cidade,a qual ocorreu em 1995.
    Belterra passou logo a ter seu primeiro governo com a eleição de prefeito, vice prefeito e vereadores.
    A primeira governança do município, porém não conseguiu recuperar o patrimônio público da época da companhia
    Minimamente atendia as necessidades básicas da população que continuava com problemas graves: de abastecimento de água, atendimento médico, infra-instrutora das ruas,iluminação pública e fornecimento de energia elétrica e comunicação.dentre outros.
    O dialogo com a população era acanhado existiam poucos movimentos sociais.
    Já no segundo governo Belterra tem vivido dias de glória o povo começou a resgatar sua auto-estima o município cresce em organização, em qualidade de vida.
    O bom é que muitos seringueiros ainda estão vivos para presenciar os últimos acontecimentos da cidade o que é fato e não boato:
     Deus esta neste lugar Belterra possui mais de 20 igrejas cristães esses movimentos tem crescido;
     Nossas florestas APA e FLONA são referencias mundiais em preservação ambiental;
     O patrimônio público de Belterra esta sendo recuperado e devolvido para população como: tele centro de inclusão digital,memorial de Belterra,biblioteca pública e outros;
     As vias de Belterra estão em melhores condições de tráfego da região com inicio da sinalização horizontal e vertical; aos poucos deixando pra trás a história da lama no inverno e poeira no verão.
     A cidade saiu da escuridão com iluminação pública ampliada;
     Do isolamento com serviços celular e internet;
     Belterra ganha o prêmio cidade cidadã pela participação da população na construção do seu plano diretor.
     A cidade ainda manter dialogo permanente com o governo através do conselho da cidadania.
     A sociedade esta mais organizada e participativa -nas áreas culturais,esportiva e cooperativista;
     Belterra hoje faz parte de roteiro turístico nacional e internacional – aumentar a cada dia o número de pousadas e fluxo de turismo na cidade;
     O transporte de Belterra esta em melhor qualidade de atendimento – com a isenção de nova frota de veículos que opera na rede regional;

    Belterra apesar de não ter recebido seu mentor o magnata americano Henry Ford já recebeu reis, príncipes, embaixadores, atores e atrizes do cenário nacional e internacional.

    Porém os belterrenses não ficaram prosas são muito hospitaleiros e sabem manter sua cultura de acordar com apito das seis da manhã, ir trabalhar com apito das sete, jogar bola com os das quatro e meia e depois uma descontraída conversa nas suas belas praças da cidade afinal ninguém é de ferro.
    Belterra desponta no cenário regional e nacional como um dos melhores lugares do mundo para se viver.
    Parabéns Belterra pelos seus 77 anos todos os dias nos fazermos sua história!
    Porque é aqui que amamos!
    É aqui que queremos viver!

    Adelmar Matos Costa – Professor-Pedagogo// Belterrense de nascimento e de coração.

    Resposta
  • 8 de maio de 2011 em 17:08
    Permalink

    Belterra de fato é uma cidade com características singulares. Pena que todo esse patrímÓnio arquitetônico deixado não tem sido preservado. Adoro essa terra e tenho muito orgulho de ser filho de Belterra.

    Prof.MSc. Eilberto Moura

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *