Consórcio Construtor diploma profissionais em noite de festa em Altamira‏

Belo Monte

A primeira turma de alunos formados por meio dos cursos de capacitação profissional oferecidos pelo Programa Capacitar para Crescer, desenvolvido pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) na região do Xingu, recebeu seus diplomas na noite da última quinta-feira (2/6), em cerimônia realizada em Altamira (PA).

Cento e dez formandos, entre eles 14 mulheres, voltaram para casa com o certificado emitido pelo Senai e aptos a ter acesso ao mercado de trabalho formal, inclusive concorrendo às vagas que estão sendo oferecidas pelo CCBM para o trabalho nas obras civis de Belo Monte.

A vitória individual de cada um dos 110 formandos começou com e execução do Hino Nacional Brasileiro. Formaram a mesa: o diretor de Suprimentos e Equipamentos da Construtora Andrade Gutierrez, Mário Humberto Marques, que representou o diretor de Projeto do Consórcio Construtor Belo Monte, Ricardo Muzzi; a prefeita de Altamira, Odileida Sampaio; o vereador Wellington José, representando a presidente da Câmara Municipal de Altamira, Mercês Costa; o diretor Socioambiental da Norte Energia, Antônio Coimbra; o diretor de Relações Institucionais da Norte Energia, João Pimentel; o presidente do Fórum Regional de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental da Transamazônica e do Xingu (Fort Xingu), Vilmar Soares; e o diretor de Produção do Consórcio Construtor Belo Monte, Marco Túlio. Também estiveram presentes o superintendente de Assuntos Fundiários e Realocações da Norte Energia, Ronaldo Crusco; e o superintendente das Obras de Compensação da UHU Belo Monte, José Biagione.

O diretor Administrativo do CCBM, Marcos Sordi, fez uma apresentação do Programa Capacitar para Crescer, que está desenvolvendo os cursos de qualificação profissional na região do Xingu, inicialmente para pedreiros, carpinteiros, armadores, eletricistas em NR10 e operadres de máquinas pesadas. Em seguida, breves pronunciamentos marcaram a participação da prefeita de Altamira, Odileida Sampaio; do diretor Socioambiental da Norte Energia, Antônio Coimbra; e do diretor de Suprimentos e Equipamentos da Construtora Andrade Gutierrez, Mário Humberto Marques.

O diretor Socioambiental da Norte Energia, Antônio Coimbra, parabenizou os formandos e também o Consórcio Construtor Belo Monte, que, segundo ele, vem desenvolvendo o programa de capacitação profissional com muita competência. “É muito bom perceber a seriedade do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Consórcio Construtor, que por meio meio do programa de capacitação profissional está proporcionando essa grande oportunidade a tantos brasileiros”, disse Coimbra.

O diretor de Suprimentos e Equipamentos da Construtora Andrade Gutierrez, Mário Humberto Marques, destacou que o Consócio Construtor está na região não somente para construir uma hidrelétrica, mas principalmente para contribuir para a evolução da qualidade de vida do povo brasileiro. “Com a qualificação profissional, vocês podem ter absoluta certeza, suas vidas vão começar a mudar para melhor”, lembrou aos formandos.

A diplomação dos 110 profissionais foi realizada por meio da entrega de certificados do Senai a seis representantes dos pedreiros, armadores e carpinteiros ali presentes. O aluno Carlos Adriano Nunes, 34 anos, que concluiu o curso de carpinteiro e já foi contratado pelo CCBM, falou em nome de todos. “Não foi fácil chegar até aqui. Tivemos, todos, que ter muita vontade de vencer e perseverança. Estou muito feliz por já estar trabalhando para o Consórcio Construtor em Altamira, e espero encontrá-los em breve nos canteiros de obras para a construção de Belo Monte”, disse Adriano.

Fonte: Gutemberg Cruz/BELO MONTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *