Jovens de 16 anos podem fazer a diferença pelo sim

O Movimento que passou a ser chamado de Instituto Cidadão Pró-criação do Estado do Tapajós pretende iniciar uma campanha para sensibilizar os jovens de 16 e 17 anos, a se tornarem eleitores, e votarem no sim.

Lideranças do Instituto entendem que o aumento do número de eleitores, principalmente os que não são obrigados a votar, pode representar uma fatia decisiva, para a vitória do sim.

Se a consulta plebiscitária for realizada em todo o Estado, o desequilíbrio em razão da densidade demográfica da área considerada remanescente é maior que as áreas de Carajás e Tapajós, interessadas na emancipação.

A estratégia não é apenas de convencer os jovens a votarem, mas envolvê-los da campanha do sim.

O número de pessoas que ainda não possuiu Título Eleitoral é elevado. Isso ficou claro durante uma ação de cidadania realizada no Parque da Cidade durante os festejos do aniversário dos 350 anos de Santarém, à categoria de cidade.

Raimundo Everaldo Pereira Rocha, pai do menor Justino Marques da Rocha, que foi para a fila para conseguir o documento, disse que a espera começou desde às 8:30 hs e só terminou às 13:30 hs. Apesar de terem chegado relativamente cedo, o jovem só conseguiu a ficha no 95. Segundo ele muitas pessoas desistiram diante da demora da expedição do título.

Everaldo desabafou ao IMPACTO, que outras campanhas de ações de cidadania deveriam acontecer, bancadas pelo poder público, para que a facilidade de acesso ao Título, pudesse servir de incentivo ao eleitor votar favorável pela criação do estado do Tapajós, principalmente pela garra que a juventude possui.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Jovens de 16 anos podem fazer a diferença pelo sim

  • 27 de junho de 2011 em 09:41
    Permalink

    Vote Sim…
    Eleitores de outros Estados mas que moram no Pará têm até o dia 26 DE AGOSTO para
    transferirem seus títulos e votarem no plebiscito

    O TSE ainda não divulgou a data correta em que ocorrerá o plebiscito para a criação dos Estados do Carajás e Tapajós, todavia, já foi anunciado que será na primeira quinzena de dezembro, nos dias 4 ou 11/12. Portanto, como a Lei Eleitoral preconiza que só terão direito a voto os eleitores que transferirem seus títulos até 100 dias antes do plebiscito, os eleitores têm, em tese, se o pleito acontecer em 4/12, até o dia 26 de agosto para efetuar a transferência, ou até o dia 2/9, se o plebiscito for marcado para 11/12/2011.
    Você que mora no Pará mas não possui o título no Estado vá logo ao cartório eleitoral e regularize a sua situação, ficando assim apto a exercer seu direito de votar. Restam ainda , no máximo 68 dias para efetuar a transferência. NÃO DEIXE PARA A ÚLTIMA HORA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *