Itaituba discutiu desafios da saúde plena em sua 9ª conferência municipal

Dr. Manuel Diniz fala na conferência

A abertura da IX Conferência Municipal de Saúde em Itaituba, aconteceu na quinta-feira, que teve como tema: ”Os desafios da Saúde Plena” e lema: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social”.

A Conferência que aconteceu na quinta e sexta-feira foi realizada no Ginásio de Esportes. Na abertura estiveram presentes na mesa o Secretário Municipal de Saúde Dr. Manuel Diniz, presidente do Conselho Municipal de Saúde Cristina Miranda e como convidadas Eliane Caldas – Diretora do 9º Centro Regional de Saúde (Santarém) e Edlurdes de Souza – Técnica da Sespa.

As conferências de Saúde são instâncias de controle social consolidadas na Lei 8.142/90, onde tem como objetivo avaliar e propor as diretrizes para a formulação das políticas públicas de saúde nas três esferas de governo, quando os debates transformam-se num Fórum onde os cidadãos discutem e apontam caminhos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A programação da IX Conferência insere credenciamento dos delegados. Nos dois dias foi feita a apresentação dos trabalhos, sendo a primeira palestra proferida pela Dra Eliane Caldas de Miranda, com o tema “Pacto de gestão”, vindo na seqüência leitura e votação do regimento interno da Conferência.

Na sexta-feira à tarde aconteceu a reabertura dos trabalhos com a leitura, apresentação e aprovação das propostas discutidas e aprovadas no decorrer da Conferência. Posteriormente foi realizada também a eleição do Novo Conselho Municipal de Saúde.

Para a Diretora do 9º Centro Regional de Saúde (Santarém), Dra. Eliane Caldas Miranda, a Conferência é um desafio que deve ser vencido por todos, com apoio da sociedade, já que as melhorias e as conquistas são produtos de uma construção que valoriza as estratégias como base de reivindicações da população, considerando participativa a presença de todos os profissionais de saúde do Município no evento.

Por: Nazareno Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *