Saiba quem é Paulo Passos, o novo ministro dos Transportes

Paulo Sérgio Passos

O economista Paulo Sérgio Oliveira Passos, que ocupava o cargo de secretário executivo do Ministério dos Transportes, foi efetivado na noite desta segunda-feira (11) como novo ministro da pasta, após a saída de Alfredo Nascimento (PR), que pediu demissão após denúncias de um suposto esquema de superfaturamento em obras envolvendo servidores da pasta.

Paulo Passos, que é filiado ao PR, tem 60 anos, nasceu em Muritiba (BA), é formado na Universidade Federal da Bahia e tem curso de planejamento pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (SP).

Ele iniciou a carreira no ministério em 1973 como Assessor e Coordenador da Coordenadoria de Acompanhamento e Avaliação da Programação e exerceu o cargo como ministro interino de março até dezembro de 2010. Em 2011 ele exerceu o cargo de secretário executivo do ministério, cargo que já havia ocupado entre 2001 e 2003, e reassumiu em 2007.

 Reportagem de “Veja” relatou que representantes do PR, partido ao qual pertence o ministro Alfredo Nascimento e a maior parte da cúpula do ministério, funcionários da pasta e de órgãos vinculados teriam montado um esquema de superfaturamento e recebimento de propina por meio de empreiteiras.

As providências adotadas pelo ministro por conta das denúncias foram o afastamento da cúpula da pasta e a suspensão por 30 dias de todas licitações dos órgãos envolvidos nas supostas irregularidades. Em relação às denúncias sobre o filho, Nascimento negou ter conhecimento de irregularidades.

A presidente Dilma Rousseff ainda não tinha se pronunciado oficialmente sobre as denúncias.

Por meio de nota, logo após as primeiras denúncias, o ministro chegou a negar “conivência” com o esquema de corrupção na pasta e pediu abertura de uma comissão de sindicância para apurar os fatos, mas as explicações não convenceram a presidente Dilma Rousseff, que decidiu tirá-lo do cargo.

Com a saída, Nascimento volta ao Congresso para exercer o mandato de senador pelo Amazonas, atualmente ocupado pelo suplente João Pedro, do PT.

Nascimento é o segundo ministro a deixar o governo de Dilma Rousseff após denúncias. No mês passado, Antonio Palocci deixou a Casa Civil após não conseguir explicar a multiplicação em 20 vezes de seu patrimônio em quatro anos, revelado pelo jornal “Folha de S.Paulo”.

Fonte: Do G1, em Brasília

Um comentário em “Saiba quem é Paulo Passos, o novo ministro dos Transportes

  • 13 de julho de 2011 em 07:11
    Permalink

    O Alfredo Nascimento foi um fracasso como Ministro, pois teve tudo em suas mãos para pavimentar a transamazônica e outras estradas do norte e não o fez, os únicos portos que construiu no interior do Amazonas simplesmente desabaram logo apos a sua inauguração , é MUITA INCOMPETÊNCIA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *