Aposentados do Estado podem votar contra o plebiscito

Leonam Almeida tem dúvidas sobre futuro dos aposentados do Estado

A falta de esclarecimento por parte principalmente dos integrantes do Movimento Pró-Tapajós, que agora faz parte de um recém criado Instituto, poderiam se empenhar um pouco mais no sentido de esclarecer muitas dúvidas que surgem, como por exemplo, como vai ficar a situação de quem é funcionário público estadual ou aposentado pelo Estado do Pará, caso seja realmente criado o Estado Sustentável do Tapajós? A dúvida se instala e cresce em proporções gigantescas entre muitos homens e mulheres que dependem do Governo do Estado para receber seus salários ou outros benefícios sociais. O resultado é que tem muito aposentado, pensionista e até servidor público estadual que está propenso a votar NÃO no plebiscito de criação do Novo Estado.

E como é que fica o caso dos deputados estaduais e federais da região que foram eleitos como representantes paraenses, vão perder seus mandatos e ser obrigado a concorrer à nova eleição? Apareça quem puder esclarecer estas dúvidas, que se não forem devidamente esclarecidas podem resultar em voto contra o Plebiscito e conseqüente instalação do Estado do Tapajós.

Entre muitos que não sabem existe o caso da professora Gumercinda Santos, moradora no bairro do Santarenzinho, que está em vias de se aposentar e teme ficar sem o salário, tanto o atual, quanto o de aposentada. “Eu não vou votar a favor, se for para perder meu dinheiro, concorda comigo?”, junto com ela, um grupo de servidoras públicas, entre elas, uma servente da escola, que também ameaça votar contra o Estado do Tapajós, se for para ter prejuízo no que recebe. O funcionário aposentado da SEFA, Leonan Figueiredo Almeida, aponta a falta de esclarecimento como um dos maiores obstáculos para que o 77, voto contra, seja dado nas urnas: “Hoje nós estamos notando que somente um pequeno grupo político será beneficiado, enquanto nós aposentados temos a preocupação em saber para que lado nós vamos” , disse Leonam. “Vamos pender para o estado do Tapajós ou vamos continuar recebendo benéficos pelo estado do Pará? Indaga o ex-servidor da Fazenda Estadual agora aposentado, Leonam Almeida.

Uma outra polêmica que surge é quanto as organizações estaduais, Banco do Estado do Pará, Secretaria da Fazenda, Cosanpa e outras, que recebem orientações diretamente da capital e do governo do Estado do Pará. O que pode acontecer? Pode ser criado o Banco do Estado do Tapajós ou as repartições públicas que hoje pertencem ao Estado do Pará vão passar a ser responsabilidade do recém criado Estado do Tapajós, como é o caso do Ministério Público? Eis muitos entre vários casos a pensar. E quem é servidor do governo paraense, vai ser transferido para ser lotado no Tapajós ou corre risco de ficar desempregado? Responda quem souber.

Conseqüências – Caso a falta de esclarecimento permaneça, o que pode acontecer é que o Plebiscito Pró-Estado do Tapajós pode receber muitos votos contra na região, onde o Movimento deveria ser fortalecido, mas enfraquece por falta de esclarecimentos. Os que são servidores públicos estaduais não sabem como vai ficar a situação deles, e pior ainda é que não tem ninguém que esclareça. “Vamos ter que votar contra, se for para resolver nossa situação. Não podemos é perder nosso dinheiro, nem nossos benefícios. Os integrantes do Movimento em Santarém deveriam sair mais dos gabinetes e visitar escolas, associações de aposentados e a imprensa. Melhor do que estar em gabinetes, articulando por cargos que ainda não existem, mas que estão sendo disputados em ferrenhas brigas de bastidores.

Por: Carlos Cruz

Um comentário em “Aposentados do Estado podem votar contra o plebiscito

  • 31 de julho de 2011 em 12:20
    Permalink

    O INSS, significa Instituto Nacional de Seguridade Social. ou seja seus direitos adquiridos jamais serão perdidos… a turma do quanto pior melhor está tentando ludibriar as pessoas com esses argumentos que não tem nexo, não adianta mentir o Estado do Pará já esta dividido seja pelo plebicito, seja por abaixo assinado, o sentimento de separação está no coração de todos nos… nunca mais seremos os mesmos.., Votem ( SIM) nos dê a chance de ter liberdade diga não ao pacto colonial…

    Resposta
  • 18 de julho de 2011 em 18:34
    Permalink

    informações de esclarecimentos;

    SERVIDORES PÚBLICOS E APOSENTADOS SERÃO INCORPORADOS PELO ESTADO DO TAPAJÓS.

    Criação do estado do Tapajós: Como fica a situação dos servidores públicos?
    Desde que surgiu o projeto para a criação do Estado do Tapajós, muitos são os questionamentos que a população do oeste do Pará se faz. Diante disso, o blog geosociedade.com resolveu responder semanalmente essas inquietações. Para responder a nossa primeira dúvida, conversamos com o senhor Orlando Pereira, membro da Comissão de Integração do Instituto Cidadão Pró Estado do Tapajós (ICPET)

    GS: Como ficará a situação dos servidores públicos do estado do Pará com a criação do Estado do Tapajós?

    Orlando:Eles serão incorporados,imediatamente, ao novo estado na condição que ele estiver como concursado ou contratado. Os concursados são efetivos, não tem dúvida; os temporários, os contratos depois serão desfeitos ou refeitos com a criação do novo estado. É bom lembrar que a Constituição Federal dá amparo legal a todos servidores públicos estaduais, possibilitando a eles a escolha de ficarem na região em que for criado o novo estado.

    GS: Existirá perdas para esses servidores com a criação do novo estado?

    Orlando:Não. Pelo contrário, qual é o estado que menos remunera os servidores públicos? Estado do Pará. Então só vamos evoluir na condição de um estado novo que dê uma remuneração melhor para os seus funcionários a exemplo de Tocantins, de Roraima que são estados que pagam melhor os seus funcionarios.

    Segundo o senhor Orlando, essas dúvidas estáo surgindo porque grupos polĩticos contrários disseminam na população ideias negativas, medo de perdas com a criação do estado do Tapajós.

    Resposta
  • 18 de julho de 2011 em 17:19
    Permalink

    Quem vai pagar a folha de inativos do estado? Aonde vão alocar os servidores estaduais do judiciário e do executivo remanescente da divisão?Quem vai pagar a divida externa do estado do Pará?Aonde esta escrito que o governo Federal vai arca e absorver todas as dividas?Existe dotação orçamentária para esse gastos?Claro que não! Veja no link abaixo como o estado do Pará vai ficar com os municípios de menor renda per capita.Não conte muito com o pessoal aqui de marabá, pois eles são unânimes em dizer que o tapajó e inviável e que só eles tem condição de virar estado. http://www1.folha.uol.com.br/poder/941384-defensor-da-cisao-do-para-quer-que-filho-se-chame-tapajos.shtml

    Resposta
  • 18 de julho de 2011 em 12:02
    Permalink

    Um sonho de quase 200 anos

    Do leitor Sebastião Gil da Lalor Imbiriba, a propósito dos anseios de emancipação da região oeste do Pará e do plebiscito que vai decidir essa parada, provavelmente no final deste ano:

    “Meu filho atingiu a maioridade.
    Meu filho se formou.
    Adeus filho amado.
    Deus te acompanhe…
    … Vote SIM pelo Tapajós”.

    Do mesmo Sebastião, a um conhecido que contestou seu posicionamento em favor da divisão:

    Tenho 80 anos, 8 filhos, 15 netos e 1 bisneto. Exceto o bisneto, ainda pequeno, todos cresceram, estudaram, amadureceram e saíram de casa, cada um buscando a própria felicidade. Logo, meu bisneto seguirá seu próprio caminho. Assim é a vida, é natural.
    O mesmo acontece com municípios e provìncias. Veja o caso do Grão Pará, agora são 9 estados: Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia e Acre.
    O sonho de liberdade dos filhos do Pará d’Oeste e formar o Estado do Tapajós tem 188 anos. Por favor, atenda ao pedido deste velho, não destrua esse sonho, deixe que outros votem “SIM” pelo Tapajós.

    Resposta
  • 16 de julho de 2011 em 17:13
    Permalink

    Pessoal, calma, ninguem vai perder nada e nem deixar de ganhar alguma coisa. É lógico que o novo Estado irá absorver tudo o que for de sua obrigaçao, afinal é um novo Estado Brasileiro e Democrático. É só nós persarmos como foi criado os outros Estados que compoe o Brasil? Tudo no começo é assim depois tudo fica em seu devido lugar. Nao vamos esquecer que por tras de nós tem um País que está organizando tudo. VAMOS PRA VITORIA COM 55 DO SIM.

    Resposta
  • 16 de julho de 2011 em 12:54
    Permalink

    É engraçado como tem muitos parenses contra esse plebiscito sou AMAPAENSE em 1943 o Amapá virou território e em 1995 estado Hoje as dúvidas que confundem essas pessoas era as mesmas naquela época,o governo federal continuou custeando todos os serviços esenciais nesse caso com a criação do novo estado não será diferente a autonomia administrativa sera um marco para o desenvolvimento da região mas,se os moradores não tiverem comprometimento com gerações futuras o futuro estado do tapajós(se conseguirem)estará sempre aliado aos interesses dos políticos de Belém que pensam e um estado grande mas se desenvolvimento conjunto!Desde já desejo boa sorte caso consigam!

    Resposta
  • 16 de julho de 2011 em 09:30
    Permalink

    Esse espaço foi concedido para agente expressar nosso ponto de vista, se as pessoas estão questionando as duvidas é um direito delas e não pode ser contestada de modo grosseiro por parte do Pedro Luiz. Ele deve respeitar a opinião das pessoas. Ele parece que não possui na familia aposentado. É uma duvida justa e deve ser questionada sim. Vamos questionar as duvidas para depois não chorar. Parabens a direção do jornal pela materia

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 18:40
    Permalink

    Acredito que tudo tem solução cada caso deverá ser analizado, as pessoas devem procurar informações e não ficar só reclamando fazendo julgamentos precipitados.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 11:49
    Permalink

    o caso dos funcionários que são estatutários é fácil, vão ser absorvidos pelo novo estado, mas e os funcionários que são da CLT, esses não tem estabilidade garantida, mesmo sendo concursados.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 10:00
    Permalink

    tADINHO DO MEU AMIGO LEONAM,FICA TRANQUILO QUE VOCE NÃO VAI PERDER,SOMENTE A GANHAR.QUALQUER COISA CORREMOS COM O SÉRGIO,KKKKKKKKK

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 09:58
    Permalink

    Já começou o apelismo,tenho certeza que 80% desses comentarios foram feitos pela mesma pessoa somente troca o nome,só para confundir a população.Quer dizer quando muda de presidente,governador,prefeito,voces ficam com medo de perder seus direitos.Seus direitos são constitucionais,nada fara com que voces percam seus direitos,isso é malabarismo contra o estado do TAPAJOS,essa é uma maneira de confudir voces,não se deixem levar pela minoria,que querem que continuemos morando no quintal da capital.
    É vergonhoso como se travam batalhas politicas em nosso país,é só atravez de derrubação.Fiquem tranquilo que issi não vai acontecer.Espero que as pessoas envolvidas na criação do estado TAPAJOS,esclareçam mais as coisas para evitar esses tipo de duvidas.Com a palavra os intregrantes da criação do ESTADO DO TAPAJOS.VOTE 55 SIM.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 09:05
    Permalink

    Excelente matéria! Parabéns ao Jornal, sempre á frente na busca de respostas, e quem ganha com isso é a população. Fique tranqüilo Seu Leonam, o sr. não vai perder seus direitos.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 09:02
    Permalink

    Correta a postura do senhor Leonam, ao querer satisfação de seus direitos. Todos devem agir dessa forma. Muito importante que seja estabelecido um programa de perguntas e respostas, o povo merece isso.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:59
    Permalink

    Concordo com o Bruno, mas quem não tem certeza de seus direitos, e com razão, já que neste país acontece de tudo, deve ir atrás de informação. Portanto, parabéns ao senhor Leonam Almeida.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:52
    Permalink

    Não tem jeito mesmo. Como vamos confiar na criação desse Estado, se ainda existem milhoes de situações que nao mostram para nós. Eu que era a favor da criãção, agora estou em dúvida. SEráaaaaaa???

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:49
    Permalink

    Campanhas de esclarecimento devem acontecer, sob o risco de vermos o barco afundar antes mesmo de começar a navegar. O jornal está de parabéns por essa entrevista. E deixo uma sugestão para a próxima edição: que se faça uma entrevista com os integrantes do movimento para responderem a esta e outras questões esclarecedoras.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:43
    Permalink

    Esse ultimo comentario é para o bocao

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:42
    Permalink

    Esse juca é metido a besta mesmo. Depois que virou garoto de recado, pensa que é dono da pefeitura. Não tem ideia, faz o que everaldo e maria mandam.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:41
    Permalink

    Já estou preocupado com aposentadoria. Não tinha pensado nesse negocio é verdade, temos que saber como vai ficar. Pelo jeito vou votar contra o estado do tapajos.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:35
    Permalink

    Esses velhinhos tão é gagá…lógico que nao perderam um direito CONSTITUCIONAL…tão caindo no conto do Jatene…essa questão nem deveria ser aberta, lógico que os novos estados incorporarão os servidores tanto da ativa qto os aposentados de sua area de abrangencia!!!!

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:26
    Permalink

    Editor, o senhor pode explicar como fica a situação dos aposentados? Ninguem fala nada, só pensam em criar o estado na marra.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:17
    Permalink

    Meu pai esta preocupado com a situação. Não tinhamso pensando como ia ficar. Tem mais coisa ainda que vai surgir. Se reunem de porta fechada e só decidem em criar o estado, mas não explicam nada.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:13
    Permalink

    Minha mae é aposentada, será que vai receber sua aposentadoria do novo estado? Querem o novo estado mas não explicam nada.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:09
    Permalink

    Eu estou perto de me aposentar e já estou preocupada. Será que o Estado do Tapajos, vai dar vantagem como o Pará? Falta esclarecimento, só falam em estado mas não esclarecem nada. só pensam em dinheiro e vantagem,

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 08:01
    Permalink

    O meu pai está preocupado com essa situação e ninguem esclarece nada, querem aparecer e tirar proveito. Só fala em estado mas o resultado negativa ninguem fala. Esse caso dos aposentados é um.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 07:57
    Permalink

    É verdade como fica os aposentados, será que o novo estado vai assumir as vantagens que o Pará, concede? Falta muita coisa a ser esclarecida.

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 07:57
    Permalink

    Isso que eu falo, esse pessoal que estão a frente do tal projeto de criação do Estado do Tapajós só estão pensando em se promover… Só querem se aparecer pra pegar fama e depois pensar no seu bolso, ou seja, concorrer a cadeira de prefeito. Essa questão é só 1 entre tantas que vão vir a tona. É só aguardar!

    Resposta
  • 15 de julho de 2011 em 06:52
    Permalink

    eh isso q eu falo,falta esclarecimentos vindos diretamente do movimento de criacao,para nao ficar no disse me disse.outra coisa, nao eh contra o plebiscito,eh contra o projeto de criacao do tapajos,visto q o plebiscito jah foi aprovado e jah tem ateh data pra acontecer.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *